A Divisão de Capacitação e Educação Profissional (DCEP) é a unidade responsável por planejar e executar as atividades de capacitação da UFRN. Nosso foco é atender técnicos-administrativos, docentes e gestores, promovendo seu desenvolvimento contínuo. Além disso, somos responsáveis pela análise e gestão dos processos de Progressão, Incentivo e Afastamento para os técnicos-administrativos, garantindo o apoio necessário para o crescimento profissional dentro da universidade.
Telefones para contato:
(84) 3342-2235 – Ramais (220, 221, 223, 224, 225, 226, 231)
(84) 99193-6478 - Whatsapp
E-mail: capacitacao@progesp.ufrn.br
O Programa de Desenvolvimento de Servidores - PDS possui os seguintes objetivos:
I- propiciar o aperfeiçoamento de competências institucionais por meio do desenvolvimento das competências individuais, possibilitando o crescimento pessoal e profissional dos servidores da Universidade no intuito de cumprir a missão da UFRN;
II- proporcionar o planejamento e desenvolvimento na carreira dos servidores;
III- estimular o desenvolvimento e à formação continuada do servidor;
IV- promover a cultura da paz, a sustentabilidade socioambiental e a consciência ética;
V- garantir a melhoria da efetividade na prestação dos serviços públicos à sociedade
Ele é composto pelas seguintes etapas:
1. Levantamento de Necessidades de Desenvolvimento de Pessoas – LNDP;
2. Plano de Desenvolvimento de Pessoas – PDP;
3. Plano de Desenvolvimento da Unidade de Lotação;
4. Oferta e acompanhamento das ações de desenvolvimento; e
5. Acompanhamento do PDS
A partir dele, os servidores podem realizar o planejamento e desenvolvimento da sua carreira através de ações de formação continuada que geram o desenvolvimento integral e permanente do servidor. É recomendado que todos os servidores contabilizem anualmente, no mínimo, 4 (quatro) horas em ações de desenvolvimento pertencentes ao PDS com o objetivo de fomentar o desenvolvimento de competências essenciais à atuação na UFRN.
A estrutura do Programa de Desenvolvimento de Servidores – PDS é constituída pelos seguintes Programas Específicos:
1. Programa de Ambientação para os Servidores em Estágio Probatório;
2. Programa de Formação Continuada; e
3. Programa de Desenvolvimento de Gestores
O servidor pode encontrar mais informações sobre o Programa de Desenvolvimento de Servidores - PDS no link e no arquivo abaixo:
Apresentação PROGESP - Estágio Probatório e Programas de Ambientação
O Programa de Ambientação para servidores técnico-administrativos contempla um conjunto de ações formativas, de caráter obrigatórias, que visam alcançar os seguintes objetivos:
I - viabilizar a ambientação do servidor ao serviço público federal e fortalecer o compromisso com os princípios, diretrizes e funcionamento da administração pública;
II - promover a socialização institucional, proporcionando o acesso às principais informações sobre a estrutura, a cultura organizacional e os normativos internos da UFRN;
III - orientar o planejamento da trajetória profissional e o desenvolvimento da carreira;
IV - desenvolver competências institucionais alinhadas às atribuições do cargo e às necessidades da unidade de lotação; e
V - fortalecer o compromisso com os princípios da administração pública e com os valores, diretrizes e objetivos institucionais da UFRN.
O Programa de Ambientação foi recentemente revisado, atualizado e encontra-se regulamentado na UFRN por meio da RESOLUÇÃO CONJUNTA Nº 015/2025-CONSEPE/CONSAD, de 16 de dezembro de 2025.
Essa atualização foi motivada pela publicação do Decreto nº 12.374, de 06 de fevereiro de 2025, que instituiu algumas mudanças nas regras e nos procedimentos de avaliação do estágio probatório e da formação inicial dos servidores com ato de nomeação publicados a partir da vigência do referido decreto.
Nesse sentido, há em vigor duas regras referentes ao Programa de ambientação dos servidores (anteriormente denominado Programa de integração ao serviço público), tendo em vista que a norma antiga segue válida para os servidores com ato de nomeação publicado até 05 de fevereiro de 2025. E, a nova regra implementada pelo Decreto nº 12.374 passa a valer para os servidores com ato de nomeação publicado a partir de 06 de fevereiro de 2025.
Por isso, vamos detalhar abaixo as orientações para cada regra vigente.
- Servidores com ato de nomeação publicado até 05 de fevereiro de 2025:
De acordo com a portaria 102/16-PROGESP e a Resolução nº 025/2017-CONSAD, os servidores técnico-administrativos que ingressarem na UFRN devem participar do Programa de integração ao serviço público no primeiro ano de exercício na UFRN.
O referido programa é composto do Seminário de integração ao serviço público e das trilhas de capacitação básica.
I - Seminário de Integração - É uma atividade de capacitação que tem o objetivo de possibilitar ao servidor a sua socialização e integração no serviço público, contemplando atividades informativas, reflexivas e de planejamento essenciais para seu ingresso na UFRN
II - Trilhas de Capacitação Básica - As Trilhas são um conjunto de cursos de capacitação que possibilitam, por intermédio de caminhos flexíveis, a promoção do desenvolvimento de competências voltadas para o início da carreira do servidor ingressante na UFRN.
Para concluir as trilhas de capacitação, o técnico-administrativo ingressante terá que contabilizar uma carga horária de no mínimo 90h, sendo 50h na modalidade a distância e 40h presenciais dentre as atividades constantes nas trilhas oferecidas pela DCEP.
ATENÇÃO!
1. Os servidores lotados nos campi do interior podem realizar as 90 horas das trilhas de capacitação completamente na modalidade a distância.
2. A lista de cursos que fazem parte das trilhas de capacitação básica pode ser consultada no anexo da Portaria 102/16-PROGESP. Ressaltamos que todos os cursos cadastrados no SIGRH com a denominação "TRILHAS" também fazem parte das trilhas de capacitação.
3. Informamos que a carga horária do Seminário de Integração (24 horas) não é contabilizada para a conclusão da carga horária das trilhas de capacitação básica.
4. O certificado do programa de integração só é emitido quando o servidor conclui todas as atividades do programa (seminário de integração e trilhas de capacitação básica). Lembramos que esse certificado do programa é um dos documentos necessários para o processo de homologação do estágio probatório dos servidores.
Servidores com ato de nomeação publicado a partir de 06 de fevereiro de 2025:
O Programa Formativo de Ambientação dos novos servidores da UFRN é composto por:
1. Seminário de Integração UFRN
- Ofertado semestralmente pela Divisão de Capacitação e Educação Profissional (DCEP).
2. Trilha de Desenvolvimento Inicial UFRN
- Corresponde a um conjunto de ações planejadas para apoiar a integração e o desenvolvimento inicial dos servidores;
- Carga horária: 40 horas.
3. Programa de Desenvolvimento Inicial – ENAP
- Conjunto de ações organizadas pela ENAP para contribuir com o desenvolvimento profissional e o ingresso no serviço público dos novos servidores. Esse programa está dividido em:
271h – para cargos de nível intermediário
280h – para cargos de nível superior
ATENÇÃO!
1. O servidor em estágio probatório deverá realizar, no mínimo, 50% (cinquenta por cento) da carga horária total do programa (ENAP) até o final do primeiro ciclo avaliativo (12 meses);
2. O seminário de integração deverá ser concluído até o encerramento do 1º ciclo avaliativo;
3. Os servidores deverão concluir as ações de desenvolvimento previstas no Programa de Desenvolvimento Inicial da ENAP e as Trilhas de Desenvolvimento Inicial da UFRN até o encerramento do 2º ciclo avaliativo.
4. Para mais informações sobre o Programa de Desenvolvimento Inicial da ENAP, acesse o site: https://www.gov.br/servidor/pt-br/acesso-a-informacao/gestao-de-pessoas/desempenho-e-desenvolvimento-de-pessoas/programa-de-desenvolvimento-inicial
INFORMAÇÕES GERAIS:
- As divulgações das ações de desenvolvimento ofertadas pela DCEP e as notificações de orientação ocorrem via sistema SIGRH que direciona as mensagens para o e-mail informado nos dados funcionais do servidor. Por isso, é muito importante manter um endereço de e-mail válido e atualizado na ficha funcional.
- Orientamos utilizar o e-mail pessoal institucional (domínio ufrn.br) disponibilizado pela STI para receber as comunicações institucionais.
- A participação nas ações de desenvolvimento é considerada como efetivo exercício de trabalho para todos os servidores, devendo ser planejada em conjunto com a chefia imediata e incluída no plano de trabalho do servidor.
- As inscrições para as nossas atividades de capacitação devem ser realizadas por meio do SIGRH. Para se inscrever siga os passos: SIGRH>Menu servidor>Capacitação>Inscrições>Realizar inscrição.
Dúvidas? Entre em contato conosco:
E-mail: capacitacao@progesp.ufrn.br
Telefone: (84) 99193-6478 (whatsapp).
O Programa de Ambientação para servidores docentes contempla um conjunto de ações formativas, de caráter obrigatórias, que visam alcançar os seguintes objetivos:
I - viabilizar a ambientação do servidor ao serviço público federal e fortalecer o compromisso com os princípios, diretrizes e funcionamento da administração pública;
II - promover a socialização institucional, proporcionando o acesso às principais informações sobre a estrutura, a cultura organizacional e os normativos internos da UFRN;
III - orientar o planejamento da trajetória profissional e o desenvolvimento da carreira;
IV - desenvolver competências institucionais alinhadas às atribuições do cargo e às necessidades da unidade de lotação; e
V - fortalecer o compromisso com os princípios da administração pública e com os valores, diretrizes e objetivos institucionais da UFRN.
O Programa de Ambientação foi recentemente revisado, atualizado e encontra-se regulamentado na UFRN por meio da RESOLUÇÃO CONJUNTA Nº 015/2025-CONSEPE/CONSAD, de 16 de dezembro de 2025.
Essa atualização foi motivada pela publicação do Decreto nº 12.374, de 06 de fevereiro de 2025, que instituiu algumas mudanças nas regras e nos procedimentos de avaliação do estágio probatório e da formação inicial dos servidores com ato de nomeação publicados a partir da vigência do referido decreto.
Nesse sentido, informamos que o Programa Formativo de Ambientação dos novos docentes da UFRN é composto por:
Seminário de Integração UFRN
- Ofertado semestralmente pela Divisão de Capacitação e Educação Profissional (DCEP) com apoio da Pró-reitoria de Graduação (PROGRAD).
Trilha de Desenvolvimento Inicial UFRN
- Corresponde a um conjunto de ações planejadas para apoiar a integração e o desenvolvimento inicial dos servidores;
- Carga horária: 40 horas.
Programa de Desenvolvimento Inicial para Cargos de Nível Superior – ENAP
- Conjunto de ações organizadas pela ENAP para contribuir com o desenvolvimento profissional e o ingresso no serviço público dos novos servidores.
- Carga horária: 280h.
ATENÇÃO!
O servidor em estágio probatório deverá realizar, no mínimo, 50% (cinquenta por cento) da carga horária total do programa (ENAP) até o final do primeiro ciclo avaliativo (12 meses);
O seminário de integração deverá ser concluído até o encerramento do 1º ciclo avaliativo;
Os servidores deverão concluir as ações de desenvolvimento previstas no Programa de Desenvolvimento Inicial da ENAP e as Trilhas de Desenvolvimento Inicial da UFRN até o encerramento do 2º ciclo avaliativo.
Para mais informações sobre o Programa de Desenvolvimento Inicial da ENAP, acesse o site: https://www.gov.br/servidor/pt-br/acesso-a-informacao/gestao-de-pessoas/desempenho-e-desenvolvimento-de-pessoas/programa-de-desenvolvimento-inicial
As divulgações das ações de desenvolvimento ofertadas pela DCEP e as notificações de orientação ocorrem via sistema SIGRH que direciona as mensagens para o e-mail informado nos dados funcionais do servidor. Por isso, é muito importante manter um endereço de e-mail válido e atualizado na ficha funcional.
Orientamos utilizar o e-mail pessoal institucional (domínio ufrn.br) disponibilizado pela STI para receber as comunicações institucionais.
A participação nas ações de desenvolvimento é considerada como efetivo exercício de trabalho para todos os servidores, devendo ser planejada em conjunto com a chefia imediata e incluída no plano de trabalho do servidor.
As inscrições para as nossas atividades de capacitação devem ser realizadas por meio do SIGRH. Para se inscrever siga os passos:
SIGRH>Menu servidor>Capacitação>Inscrições>Realizar inscrição.
Dúvidas? Entre em contato conosco:
E-mail: capacitacao@progesp.ufrn.br
Telefone: (84) 99193-6478 (whatsapp).
Com o objetivo de fortalecer a Política de Internacionalização da UFRN, serão desenvolvidas ações por meio de três eixos estratégicos:
I. aperfeiçoamento em línguas estrangeiras com oferta de cursos voltados ao desenvolvimento de competências linguísticas e culturais em diferentes idiomas, incluindo literaturas e aspectos socioculturais;
II. mobilidade de servidores, possibilitando a participação em atividades de internacionalização, incluindo intercâmbios acadêmicos, visitas técnicas e imersões em instituições estrangeiras; e
III. apoio a eventos internacionais, viabilizando auxílio para a participação de servidores em congressos, simpósios e outras atividades científicas e acadêmicas no exterior, alinhadas às necessidades institucionais.
A PROGESP, em parceria com o Instituto Ágora, oferece aos servidores da UFRN bolsas de estudo em línguas estrangeiras. É um processo seletivo que ocorre anualmente , com critérios previstos em edital. As inscrições são realizadas via SIGRH.
Os cursos de línguas estrangeiras do Instituto Ágora além de serem considerados atividades de capacitação (podem ser utilizados na progressão por capacitação e não necessitam de compensação de jornada de trabalho), contribuem com o processo de internacionalização da UFRN.
Para saber mais sobre essa oportunidade de aprendizado acesse os últimos editais ou entre em contato com a Divisão de Capacitação e Educação Profissional - DCEP
EDITAIS:
O Programa de Desenvolvimento de Gestores tem por objetivos:
I. aperfeiçoar a gestão universitária da UFRN por meio da oferta de ações de desenvolvimento de modo a viabilizar o alcance dos objetivos institucionais;
II. desenvolver as competências gerenciais;
III. colaborar para a modernização e a qualificação da gestão por meio de ações que contribuam para a prática de planejamento, acompanhamento e avaliação de resultados com a finalidade de aprimorar o processo de governança organizacional; e
IV. formar futuros líderes, promovendo o desenvolvimento de servidores para o exercício de funções de gestão e liderança, contribuindo para o processo sucessório de gestores
O Programa de Desenvolvimento de Gestores é composto por:
I. Curso Inicial para Gestores da UFRN– CIG;
II. Trilhas de Desenvolvimento para Gestores.
É recomendado que o servidor da UFRN designado para função de gestão (titular e vice) conclua o CIG no prazo de até doze meses, contados a partir da data da designação, como requisito de formação inicial para o desempenho qualificado das atribuições inerentes ao cargo ou função gerencial. Além disso, recomenda-se que os gestores realizem, no mínimo, 4 (quatro) horas anuais em ações de desenvolvimento pertencentes às Trilhas de Desenvolvimento de Gestores com o objetivo de fomentar o desenvolvimento de competências essenciais à atuação na UFRN.
Programa de Qualificação Institucional-PQI busca estimular o financiamento de cursos de pós-graduação para os técnico-administrativos e os docentes da instituição, garantindo assim que um percentual de servidores qualifique-se, sobretudo, nas áreas de formação alinhadas às áreas estratégicas da UFRN.
EDITAIS:
PDI:
Eixos e/ou linhas de Ação
Consultar Páginas: 82, 83, 84, 87,88, 89, 92, 93, 95, 96, 98, 99, 100, 103, 104, 105 e 115.
Link de Acesso ao conteúdo: PDI-2020-2029
PLANO DE GESTÃO:
Consultar Páginas: 46 a 77 - Eixos descritos no mapa estratégico.
Link de acesso: Plano de Gestão 2023-2027
RESOLUÇÃO 25/2017 CONSAD:
Consultar Anexo
Link de Acesso:
O Programa de Formação Continuada é voltado à atualização e aprimoramento de competências necessárias aos servidores da UFRN.
Seus objetivos são:
I. aperfeiçoar a eficiência e a qualidade dos serviços prestados;
II. desenvolver competências para novos cenários e contextos de mudanças;
III. fortalecer atitudes e condutas esperadas pela instituição;
IV. contribuir para melhor execução dos processos de trabalhos;
V. aprimorar as competências técnicas e socioemocionais; e
VI. promover o desenvolvimento profissional e pessoal do servidor.
O Programa é composto por:
I. Trilhas de Desenvolvimento dos servidores Docentes; e
II. Trilhas de Desenvolvimento dos servidores Técnico-Administrativo.
As Trilhas de Desenvolvimento que compõem o Programa de Formação Continuada serão propostas no PDP da UFRN, anualmente, para cada categoria funcional.
A Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas (PNDP), estabelecida por meio do Decreto 9.991/2019, tem como objetivo promover o desenvolvimento dos servidores públicos nas competências necessárias para a atuação profissional. A PNDP é instrumentalizada por meio de um documento que planeja ações de desenvolvimento profissional: o Plano de Desenvolvimento de Pessoas (PDP).
A UFRN elabora, anualmente, o documento Plano de Desenvolvimento de Pessoas (PDP). O PDP tem a finalidade de elencar as ações de desenvolvimento profissional necessárias à consecução dos objetivos institucionais. O Levantamento de Necessidades de Capacitação (LNC) constituiu-se enquanto ferramenta oficial para a construção do PDP da UFRN.
A seguir, você terá acesso ao PDP da UFRN.
O Relatório das Ações de Desenvolvimento detalha as atividades de capacitação realizadas ao longo do mês, incluindo ações de desenvolvimento voltadas para os servidores da UFRN.
Além de fornecer transparência, o relatório é uma ferramenta essencial para acompanhar as iniciativas de desenvolvimento profissional promovidas pela DCEP. Publicados relatórios de 2020 a 2025.
O Levantamento de Necessidade de Desenvolvimento (LND) é uma ferramenta, que visa mapear as necessidades de desenvolvimento profissional dos servidores, bem como, conhecer as intenções de participação nas atividades de capacitação e de educação formal (graduação, especialização, mestrado e doutorado). Tal mapeamento é fundamental para identificar as lacunas de competências profissionais, que precisam ser desenvolvidas pelo servidor, aprimorar o desempenho das unidades e realizar os objetivos estratégicos da UFRN. O LND divide-se em três categorias: técnicos, docentes e gestores.
O preenchimento do LND também possibilita aos servidores (técnico-administrativos e docentes) prioridade nas vagas disponibilizadas nas atividades de capacitação, incluindo o processo seletivo da PROGESP de concessão de bolsas em línguas estrangeiras e libras.
A UFRN utiliza o LND como uma ferramenta oficial de formalização dos pedidos de capacitação e de afastamento. Sendo assim, os servidores com necessidades de realizar atividades de desenvolvimento profissional e/ou afastamentos deverão, obrigatoriamente, preencher o LND. Ademais, o LND é um recurso importante para os gestores elaborarem de forma mais sistematizada os planos de capacitação individual e setorial dos servidores.
Anualmente, por meio dos Sistemas Integrados (SIGRH, SIPAC, SIGAA), os servidores da UFRN são convidados a preencher o Levantamento. A partir da análise dos dados apresentados, elabora-se a programação das atividades de desenvolvimento profissional do ano seguinte.
Esse é, portanto, o canal para apresentar as suas demandas de desenvolvimento profissional.
Participe!
Quer conhecer os resultados do preenchimento do Levantamento de Necessidades de Capacitação - LNC? Clique abaixo e visualize os relatórios explicativos (o total de respondentes; as atividades de desenvolvimento profissional solicitadas; os parâmetros de análise e as lacunas de competências).
As demandas específicas são aquelas ações que não foram contempladas no Plano de Desenvolvimento de Pessoas da UFRN e o(a) gestor(a) de um determinado setor identificou como uma capacitação necessária a ser desenvolvida.
Ao identificar uma demanda específica, o(a) gestor(a) pode encaminhar uma solicitação de realização de ação de desenvolvimento específica, contendo: a necessidade de desenvolvimento, o público-alvo da ação, a justificativa de que modo a atividade desenvolverá competências necessárias para a atuação profissional do servidor na instituição, bem como descrever qual(ais) política(s)/norma(s)/plano(s)/recomendação(ões) está(ão) relacionada(s) à necessidade de desenvolvimento descrita. Deve-se ser enviado para o e-mail capacitacao@progesp.ufrn.br.
Na análise da solicitação, são tomados como parâmetro a viabilidade orçamentária, a aplicabilidade, no setor/unidade, dos conhecimentos e/ou habilidades a serem desenvolvidos pelos servidores; a relação entre a atividade e o ambiente organizacional e a contribuição para o desenvolvimento de competências estratégicas para a instituição.
Caso queira desenvolver uma atividade de demanda específica para o seu local de trabalho, utilize o nosso modelo de proposta e envie-nos sua ideia.
A Universidade Federal do Rio Grande do Norte possui um grupo de trabalho (GT) que estuda e desenvolve a implantação do sistema de gestão de pessoas baseado em competências.
Atualmente a nossa organização possui as competências institucionais (ANEXO 1) e gerenciais mapeadas (ANEXO 2), conforme publicado nos documentos a seguir:
RESOLUÇÃO 025 (pdf) - ANEXO 1
Modelo de Gestão por Competências na UFRN - ANEXO 2
Estão em fase de validação as competências transversais dos técnicos-administrativos e dos docentes.
Outros documentos:
12-08-20 - Portaria nº 946-2020-R - Gestão por Competências (revogada)
22-04-21 - Portaria nº 613-2021-R - Gestão por Competências
24-08-22 - Portaria Nº 1330-2022 - Suspende os efeitos, em parte, da Portaria nº 613-2021 - R
Anexo - Modelo de Gestão por Competências na UFRN
O AVAPROGESP (https://avaprogesp.sedis.ufrn.br) é o ambiente virtual de aprendizagem para as ações de desenvolvimento oferecidas pela DCEP/DDP aos servidores da UFRN.
O ambiente, idealizado e desenvolvido em parceria entre a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGESP) e a Secretaria de Educação a Distância (SEDIS), com apoio da Superintendência de Tecnologia da Informação (STI), tem como objetivo facilitar no processo de aprendizagem dos servidores da UFRN.
O AVAPROGESP tem como diferencial os recursos interativos que incentivam o engajamento dos usuários, os quais também podem contribuir para a manutenção dos cursos ao sugerir alterações e atualizações nos materiais. Totalmente responsivo para uso em tablets e smartphones, o ambiente também está inserido no aplicativo Moodle.
As inscrições nos cursos disponíveis no AVAPROGESP devem ser realizadas por meio do SIGRH (www.sigrh.ufrn.br).
Como realizar minha inscrição nas atividades?
Para realizar a inscrição nas atividades de capacitação acesse: SIGRH> Portal do servidor > Capacitação > Inscrições> Realizar inscrições.
Minha inscrição está pendente de autorização, o que devo fazer?
Se você realizou a sua inscrição em um curso que tem previsão de encontros presenciais, será necessário que a sua chefia imediata autorize por meio do SIGRH a sua participação na atividade.
Somente após a autorização da sua chefia, a DCEP poderá analisar e conceder sua vaga no curso.
Mas, se você está inscrito em um curso ofertado na modalidade a distância, será necessário apenas a autorização da DCEP.
Normalmente, a DCEP procede com a análise e concessão das vagas após a finalização do prazo de inscrição dos cursos. Assim, você será notificado por e-mail quando o procedimento for concluído.
Como consultar se minha inscrição foi autorizada?
Para consultar a situação da sua inscrição, acesse o SIGRH e siga o passo a passo: SIGRH-Menu servidor-Capacitação- Inscrições-Inscrições realizadas
Aparecerá, na guia Autorizações, a situação da sua inscrição quanto à autorização da chefia e à concessão da vaga pela DCEP.
Como a chefia pode autorizar as inscrições nas atividades?
Para autorizar a inscrição dos servidores, acesse o SIGRH e siga o passo a passo:
SIGRH-Menu servidor-Unidade de Chefia-Capacitação-Inscrições para capacitação
Aparecerá o nome do servidor e a justificativa, que ele escreveu, para participar da atividade. Basta, então, o gestor clicar no ícone verde e a participação do servidor na atividade será autorizada.
Caso não tenha a opção “Capacitação” no ícone de Chefia de Unidade é porque o servidor (chefia imediata) não tem prerrogativa de autorizar e sim o diretor da unidade.
Quem pode participar das atividades de capacitação?
Nossas ações se destinam aos servidores ativos da UFRN.
Caso outros públicos vinculados à UFRN necessitem participar de alguma ação, o(a) gestor(a) ou o responsável deve encaminhar e-mail para capacitacao@progesp.ufrn.br consultando a possibilidade de concessão da vaga.
Me inscrevi em uma atividade, mas estou no cadastro de reserva. Tenho chance de participar do curso?
Sim. Caso haja desistências até um dia antes do início do curso, o cadastro de reserva assume automaticamente as vagas disponibilizadas.
Acompanhe a situação da sua inscrição no SIGRH para não perder o curso.
Como cancelar minha inscrição em um curso?
Se o curso estiver com o período de inscrição aberto, você pode cancelar sua inscrição pelo SIGRH. Para tanto, siga os passos:
SIGRH-Menu servidor-Capacitação- Inscrições-Inscrições realizadas
Nessa página terá um ícone para excluir sua inscrição no curso desejado.
Se o período de inscrição estiver encerrado, encaminhe a solicitação de cancelamento para o e-mail capacitacao@progesp.ufrn.br
Como faço para acessar o AVAPROGESP?
Para acessar a plataforma AVAPROGESP (https://avaprogesp.sedis.ufrn.br/) temos duas orientações, a saber:
1. Se você nunca fez cursos nessa plataforma, deverá receber um e-mail automático da SEDIS com os dados para o primeiro acesso à plataforma até o dia de início do curso. Por isso, lembre-se de verificar o seu e-mail cadastrado nos dados funcionais (caixa de entrada e spam).
Certifique-se que seu e-mail cadastrado nos dados funcionais está correto e ativo. Qualquer erro inviabiliza o recebimento da mensagem da SEDIS com os dados de acesso.
Se em até 24 horas, após a data de início do curso, a mensagem com os dados de acesso ao AVAPROGESP não chegar no seu e-mail, entre em contato conosco por e-mail.
2. Caso já tenha realizado algum curso no AVAPROGESP basta acessar a plataforma com os dados de acesso que já possui. O curso ficará disponível para você na plataforma na data prevista para o início das atividades.
Esqueci meu login do AVAPROGESP. Como recuperar?
Lembramos que no AVAPROGESP, o usuário de acesso é o número do seu CPF (sem ponto ou hífen).
Para recuperar sua senha, siga os passos: Na página de login, clique em "Esqueceu senha?". Em seguida, informe os dados solicitados e clique em buscar. Você receberá no seu e-mail, cadastrado na plataforma, as orientações para a redefinição da sua senha.
Se tiver dificuldades para recuperar a senha, orientamos que entre em contato conosco (capacitacao@reitoria.ufrn.br).
Minha inscrição no curso já foi autorizada, mas ainda não recebi orientação sobre como acessar o curso. O que fazer?
A DCEP encaminha para o e-mail cadastrado nos dados funcionais todas as orientações sobre o curso até a data de início da atividade.
Portanto, acompanhe seu e-mail (caixa de entrada e spam) para ter acesso às informações. Lembre-se de disponibilizar na sua ficha funcional do SIGRH um e-mail válido para receber nossas notificações.
Caso não receba as orientações até a data de início do curso, por favor, entre em contato conosco por meio do e-mail capacitacao@reitoria.ufrn.br ou no telefone: (84) 99193-6478 (whatsApp e ligação).