Anualmente a CCEP abre
edital para selecionar instrutores para os cursos de capacitação. Se você
domina alguma das áreas do conhecimento ofertadas, participe. Veja o último
edital na tópico editais.
As demandas específicas
são aquelas atividades que não foram contempladas no instrumento LNC e o gestor
de um determinado setor identificou como uma capacitação necessária a ser
desenvolvida. Ao identificar uma demanda específica, o gestor encaminha-nos uma
solicitação de realização de uma ação de capacitação específica para o seu
setor, contendo o detalhamento da proposta de ação e uma justificativa para sua
realização. O envio da proposta é feito pelo e-mail
capacitação@reitoria.ufrn.br.
Na análise da solicitação, são tomados como parâmetro a viabilidade orçamentária, a aplicabilidade, no setor/unidade, dos conhecimentos e/ou habilidades a serem desenvolvidos pelos servidores; a relação entre a atividade e o ambiente organizacional e a contribuição para o desenvolvimento de competências estratégicas para a instituição.
Caso queira desenvolver uma atividade de demanda específica para o seu local de trabalho, utilize o nosso modelo de proposta e envie-nos sua ideia.
Atenta às transformações vivenciadas nos últimos meses em decorrência da pandemia da COVID-19, a UFRN, por meio da SEDIS, com o objetivo de apoiar os professores nesse novo desafio, irá lançar uma série de cadernos, com orientações ao desenvolvimento do ensino remoto.
Enfatizamos que as proposições não excluem a adoção de outras estratégias, mas traduzem uma síntese da experiência e do trabalho de pesquisa de setores que já há tempo lidam com modalidades de ensino diversas da presencial.
Recomendamos, pois, a leitura do documento e a aplicação de suas diretrizes nas atividades acadêmicas da instituição.
Para acessar o conteúdo clique no Menu Superior COVID-19 > Desenvolvimento do Ensino Remoto > Cadernos ou Clique aqui
Edital para distribuição orçamentária aos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu, documentos necessários estipulados no item 5.2 deste e Tutorial.
Eixos e/ou linhas de Ação
Consultar Páginas: 82, 83, 84, 87,88, 89, 92, 93, 95, 96, 98, 99, 100, 103, 104, 105 e 115
Link de Acesso ao conteúdo: PDI-2020-2029
Objetivos estratégicos que compõem os eixos
descritos no mapa estratégico
Consultar Páginas: 21 a 54
Link de Acesso: Plano de Gestao 2019-2023
Consultar Anexo
Link de Acesso: Resolução 25/2017 CONSAD
O Levantamento de Necessidade de Capacitação –
LNC é uma ferramenta que visa mapear as necessidades de capacitação dos
servidores, bem como, conhecer as intenções de participação nas atividades de
capacitação e educação formal (graduação, especialização, mestrado e doutorado).
Trata-se de um instrumento embasado na gestão de
competências e visa identificar as lacunas competências que precisam ser
desenvolvidas pelo servidor, aprimorar o desempenho das unidades e à consecução
dos objetivos estratégicos da UFRN.
O preenchimento do LNC também dá acesso aos
servidores (técnico-administrativos e docentes) às prioridades de vagas
disponibilizadas nas atividades de capacitação, incluindo o processo seletivo
da PROGESP de concessão de bolsas em línguas estrangeiras.
Anualmente, por meio dos Sistemas Integrados
(SIGRH, SIPAC, SIGAA), os servidores da UFRN são convidados a preencher o
levantamento, o qual está dividido em três categorias: técnicos, docentes e
gestores. A partir da análise dos dados apresentados, é elaborada a programação
atividades de capacitação do ano seguinte.
Esse é, portanto, o canal para apresentar as suas demandas de capacitação e desenvolvimento a fim de que sejam contempladas nas ações ofertadas pela instituição.
Participe!
Quer conhecer os resultados do preenchimento do Levantamento de Necessidades de Capacitação - LNC? Clique abaixo e visualize os relatórios explicativos (o total de respondentes; as atividades de capacitação solicitadas; os parâmetros de análise e as lacunas de competências), apresentando, de forma prática, o resumo dos dados dos Levantamentos.
Clique na caixa para escolher a atividade
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Aqui você vai encontrar uma playlist de vídeos que tratam de orientações acerca da utilização da Mesa Virtual (SIPAC).
https://www.youtube.com/watch?v=XC5UEXjfhsE&list=PL40pn0eg_dT4gsF43rv5ft-_iV483aNBk
A Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas
(PNDP) tem como objetivo promover o desenvolvimento dos servidores públicos nas
competências necessárias à consecução da excelência na atuação dos órgãos e das
entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional.
Em virtude de novas
determinações governamentais para essa Política Nacional de Desenvolvimento de
Pessoas (PNDP), a UFRN passou a utilizar o LNC (Levantamento de Necessidades de
Capacitação) como uma ferramenta oficial de formalização dos pedidos de
capacitação e de afastamento. Sendo assim, os servidores com necessidades de
realizar atividades de capacitação e/ou afastamentos deverão, obrigatoriamente,
preencher o LNC.
Ademais, em
atendimento às deliberações do governo federal para o PNDP, a
certificação de alguns cursos transversais ofertados pela Escola Nacional de
Administração Pública - ENAP passará a ter a mesma
equivalência dos certificados das atividades da Divisão de Capacitação e
Educação Profissional - DCEP/PROGESP, isto é, também comporá o Programa de
Integração ao Serviço Público - Trilhas de Capacitação Básica. Mas, atenção:
apenas os cursos da ENAP indicados no primeiro link, logo abaixo, serão
considerados homólogos aos da DCEP, isto é, pertencentes às Trilhas.
Por
meio dos documentos a seguir, você terá acesso ao cronograma de cursos ofertados pela DCEP/PROGESP e pela ENAP e ao planejamento geral das ações
de capacitação, subsidiando, assim, de maneira mais significativa a elaboração
dos planos de capacitação individual e setorial dos servidores da UFRN.
A Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas (PNDP) tem como objetivo promover o desenvolvimento dos servidores públicos nas competências necessárias à consecução da excelência na atuação dos órgãos e das entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional.
Em virtude de novas determinações governamentais para essa Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas (PNDP), a UFRN passou a utilizar o LNC (Levantamento de Necessidades de Capacitação) como uma ferramenta oficial de formalização dos pedidos de capacitação e de afastamento. Sendo assim, os servidores com necessidades de realizar atividades de capacitação e/ou afastamentos deverão, obrigatoriamente, preencher o LNC.
Ademais, em atendimento às deliberações do governo federal para o PNDP, a certificação de alguns cursos transversais ofertados pela Escola Nacional de Administração Pública - ENAP passará a ter a mesma equivalência dos certificados das atividades da Divisão de Capacitação e Educação Profissional - DCEP/PROGESP, isto é, também comporá o Programa de Integração ao Serviço Público - Trilhas de Capacitação Básica. Mas, atenção: apenas os cursos da ENAP indicados no primeiro link, logo abaixo, serão considerados homólogos aos da DCEP, isto é, pertencentes às Trilhas.
Por
meio dos documentos a seguir, você terá acesso ao cronograma de cursos ofertados pela DCEP/PROGESP e pela ENAP e ao planejamento geral das ações
de capacitação, subsidiando, assim, de maneira mais significativa a elaboração
dos planos de capacitação individual e setorial dos servidores da UFRN.
O Programa de Capacitação e
Qualificação (PCQ) tem por objetivo o desenvolvimento de competências,
possibilitando o crescimento pessoal e profissional de seus servidores, bem
como o desenvolvimento das competências institucionais da UFRN. A partir dele,
os servidores podem realizar o planejamento e desenvolvimento da sua carreira
através de ações de formação continuada que geram o desenvolvimento integral e
permanente do servidor.
O servidor poderá realizar a sua
programação anual de participação nas atividades de capacitação através do
Levantamento de Necessidade de Capacitação (LNC) disponível no SIGRH. Nesse
instrumento, é possível apontar as suas necessidades profissionais e da unidade
e as ações de capacitação ofertadas no ano seguinte.
O PCQ apresenta linhas específicas de
atuação descritas e regulamentadas pela Resolução nº 025/2017-CONSAD, de 29 de
junho de 2017, são elas:
I - Programa de Integração ao Serviço Público para os Servidores técnico-administrativos (Seminário de Integração e Trilhas de aprendizagem inicial dos técnico-administrativos);
II - Programa de Integração ao Serviço Público para os Servidores Docentes Ingressantes (Seminário de Integração e Programa de Atualização Pedagógica- PAP);
III - Programa de Incentivo à Capacitação em Línguas Estrangeiras;
IV - Programa de Formação de Gestores;
V - Programa de Qualificação Institucional – PQI.
As ações do PCQ são fundamentadas e definidas levando em consideração, além das análises das respostas do instrumento do LNC e das demandas dos programas específicos, os seguintes documentos: Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI; Plano de Gestão da UFRN; Competências institucionais; resultados de avaliações institucionais; resultados de avaliações de desempenho dos servidores; resultados de acompanhamentos de estágio probatório e organizacionais; resultados de auditorias internas e externas; relatórios de órgãos de controle; legislações externas e internas que determinem e/ou demandem ações de capacitação ou qualificação; política de qualidade de vida da UFRN; resultados de pesquisas de clima organizacional e resultados de grupos focais específicos.
A certificação no Programa de Integração ao Serviço Público é um dos documentos obrigatórios para homologação do estágio probatório do servidor ingressante, devendo ser concluído pelo servidor no primeiro ano de seu exercício na UFRN.
Legislação (link)
O servidor pode encontrar mais informações sobre o Programa de Capacitação no seguinte link:
Resolução nº 025/2017-CONSAD, de 29 de junho de 2017
A PROGESP, em parceria com o Instituto Ágora, oferece aos servidores da
UFRN bolsas de estudo em línguas estrangeiras. É um processo seletivo que
ocorre duas vezes ao ano (antes do início de cada período letivo da UFRN), com
critérios previstos em edital. As inscrições são realizadas via SIGRH.
Os cursos de línguas estrangeiras do Instituto Ágora além de serem
considerados atividades de capacitação (podem ser utilizados na progressão por
capacitação e não necessitam de compensação de jornada de trabalho), contribuem
com o processo de internacionalização da UFRN.
Para saber mais sobre essa oportunidade de aprendizado acesse os últimos
editais ou entre em contato com a Divisão de Capacitação e Educação Profissional - DCEP.
Com o intuito de aperfeiçoar a gestão
universitária, são ofertadas atividades de capacitação que buscam desenvolver
competências necessárias ao exercício da gestão da UFRN. As etapas do programa
são:
I – Curso Inicial para Gestores da UFRN (CIG) - Formação inicial através
da construção de conhecimentos institucionais básicos e fundamentais para o
exercício da gestão.
II – Trilhas de Aprendizagem para Gestores (TAG) - Cada gestor poderá
construir sua trilha de aprendizagem articulando as especificidades e competências
necessárias para o exercício da função ou cargo ocupado com os interesses
institucionais e o seu desenvolvimento profissional e pessoal.
O programa de formação e desenvolvimento dos gestores leva em consideração o perfil profissional e as inscrições para as atividades de capacitação são feitas diretamente pelo SIGRH.
Programa de Qualificação Institucional-PQI busca estimular o financiamento de cursos de pós-graduação para os técnico-administrativos e os docentes da instituição, garantindo assim que um percentual de servidores qualifique-se, sobretudo, nas áreas de formação alinhadas às áreas estratégicas da UFRN.
As demandas específicas são aquelas atividades que não foram contempladas no instrumento LNC e o gestor de um determinado setor identificou como uma capacitação necessária a ser desenvolvida. Ao identificar uma demanda específica, o gestor encaminha-nos uma solicitação de realização de uma ação de capacitação específica para o seu setor, contendo o detalhamento da proposta de ação e uma justificativa para sua realização. O envio da proposta é feito pelo e-mail capacitacao@reitoria.ufrn.br.
Na análise da solicitação, são tomados como parâmetro a viabilidade orçamentária, a aplicabilidade, no setor/unidade, dos conhecimentos e/ou habilidades a serem desenvolvidos pelos servidores; a relação entre a atividade e o ambiente organizacional e a contribuição para o desenvolvimento de competências estratégicas para a instituição.
Caso queira desenvolver uma atividade de demanda específica para o seu local de trabalho, utilize o nosso modelo de proposta e envie-nos sua ideia.
O PAP é uma ação da Pró-Reitoria de Graduação – PROGRAD, desenvolvida com apoio da Pró-Reitora de Gestão de Pessoas– PROGESP, destinada a formação continuada com vistas ao desenvolvimento e melhoria da qualidade do ensino de graduação na UFRN. Para isso, o PAP consiste na oferta de (mini)cursos, seminários, palestras e oficinas para professores e também para servidores de ensino superior que desenvolvem assessoria pedagógica nos cursos de graduação.
O Programa de Integração ao Serviço Público para os servidores docentes ingressantes visa o acesso a informações institucionais; a socialização dos servidores; o planejamento da carreira e o desenvolvimento de competências básicas e iniciais. É organizado pela Divisão de Capacitação e Educação Profissional (DCEP), em parceria com a Pró-reitoria de Graduação (PROGRAD).
O Programa de Integração é composto por duas frentes de atuação:
1- Seminário de Integração - É uma atividade de capacitação que tem o objetivo de possibilitar ao servidor a sua socialização e integração no serviço público, contemplando atividades informativas, reflexivas e de planejamento essenciais para seu ingresso na UFRN;
2- Programa de Atualização Pedagógica - É uma ação destinada à formação continuada com vistas ao desenvolvimento e melhoria da qualidade do ensino de graduação na UFRN.
O Programa de Integração ao Serviço Público para os servidores técnico-administrativos visa o acesso a informações institucionais; a socialização dos servidores; o planejamento da carreira e o desenvolvimento de competências básicas e iniciais. É organizado pela Divisão de Capacitação e Educação Profissional (DCEP).
O programa é composto por duas frentes de atuação:
I - Seminário de Integração - É uma atividade de capacitação que tem o objetivo de possibilitar ao servidor a sua socialização e integração no serviço público, contemplando atividades informativas, reflexivas e de planejamento essenciais para seu ingresso na UFRN
II - Trilhas de Capacitação Básica - As Trilhas são um conjunto de cursos de capacitação que possibilitam, por intermédio de caminhos flexíveis, a promoção do desenvolvimento de competências voltadas para o início da carreira do servidor ingressante na UFRN. Para concluir as trilhas de aprendizagem inicial o técnico-administrativo ingressante terá que contabilizar uma carga horária de no mínimo 90h, sendo 50h na modalidade a distância e 40h presenciais dentre as atividades constantes nas trilhas ofertadas pela DCEP.
Após concluir o Programa, preencha o requerimento abaixo e encaminhe-o pelo e-mail da DCEP (capacitacao@reitoria.ufrn.br).