Notícia

VIVER EM HARMONIA DIVULGA AÇÃO “COMPORTAMENTO SEDENTÁRIO NO TRABALHO: SAIBA OS EFEITOS NO SEU CORPO” - FACISA, SANTA CRUZ/RN

Monday 13th of May 2019 01:26:35 PM

O homem e seus ancestrais tiveram uma vida de caça e coleta em ambientes de floresta tropical, seguido de savanas e depois nos mais diversos ambientes da terra. Passamos 84 mil gerações correndo para caçar um antílope, pegar água em um lago distante ou fugir de uma alcateia de leões. Depois passamos pela era agrícola, industrial... e agora estamos na era da informação.


Temos apenas três gerações na era digital. Trabalhamos sentados 8 horas por dia. O corpo humano foi desenhado pela natureza para viver sentado? Precisamos nos movimentar para ter saúde? O que o sedentarismo pode provocar em nossas vidas?

São essas perguntas que as novas diretrizes da saúde do trabalhador pós-moderno fazem na tentativa de mudança de hábitos no trabalho.

O comportamento sedentário (simplesmente ficar sentado) pode ser um importante determinante da saúde, independentemente da atividade física. No entanto, a relação é complexa porque depende do tipo de comportamento sedentário e da faixa etária do trabalhador. A relação entre comportamento sedentário e muitos desfechos de saúde permanece incertas, mas novas evidências surgem em um sentido assustador. A cada hora sentado por dia, o indivíduo tem 2% de aumento de risco de mortalidade por todos os tipos de causa relacionadas a doenças cardiovasculares e metabólicas.

Diante disso, o Professor Rodrigo Pegado de Abreu Freitas (Fisioterapeuta, mestre e doutor em Psicobiologia) irá apresentar estudos que defendem que trabalhar sentado é um risco iminente de doença, podendo aumentar em até 34% o risco de mortalidade. Será que você pode ser convencido a mudar a forma de trabalhar? Não fique sentado! Inscreva-se e venha até nós no dia 16/05/2019, às 14:00h, no anfiteatro da FACISA, BLOCO I.

Os servidores interessados deverão se inscrever pelo SIGRH, no endereço www.sigrh.ufrn.br > Menu Servidor > Capacitação> Inscrições > Realizar Inscrição, a partir do dia 09 de Maio, as 12h00 e irá até o meio-dia do dia 15 de Maio.

Esta ação visa promover a saúde e o bem-estar dos servidores da Instituição. Participem!

Maiores informações podem ser obtidas através dos números 3342-2287 - Ramal 248 ou pelo e-mail: das@facisa.ufrn.br.