Liberdade de Cátedra é tema de audiência pública na UFRN

Wednesday 5th of December 2018 10:57:05 AM

Aconteceu na manhã desta segunda-feira (3), no auditório da Biblioteca Central Zila Mamede (BCZM), audiência pública “Liberdade de cátedra no contexto dos 30 anos da Constituição Federal”. A audiência promovida pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, contou com a presença de representantes do Ministério Público Federal (MPF), Advocacia-Geral da União (AGU), Controladoria-Geral da União (CGU) e Defensoria Pública da União (DPU).

A liberdade de cátedra ou acadêmica busca garantir do pluralismo de idéias e concepções no ensino, especialmente o universitário, bem como a autonomia didático-científica. Segundo a reitora da Universidade, Ângela Paiva, o tema é uma discussão milenar, e está na raiz da construção da própria universidade. Ela frisou, “A nossa constituição inaugurou esses princípios e fundamenta a nossa ação”.

As discussões ocorridas durante a audiência pública devem embasar a proposta de resolução elaborada por uma comissão específica para regulamentar a liberdade de cátedra na UFRN. Além disso, o documento elaborado a partir das discussões será encaminhado para aprovação do Conselho Universitário (Consuni) no dia
7 de dezembro, sob relatoria do
conselheiro João Emanuel Evangelista de Oliveira. A comissão foi composta, além do próprio relator da proposta no Consuni, pela Pró-Reitora de Gestão de Pessoas, Mirian Dantas dos Santos, Adrião Duarte Dória Neto, Maria Arlete Araújo e Wilson Galvão de Freitas Teixeira.