Notícia

PROGESP REALIZA AÇÃO DE VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE

Thursday 4th of May 2017 09:29:49 AM

Mais de 180 pessoas foram vacinadas contra a gripe em ação realizada pela PROGESP, através da Diretoria de Atenção à Saúde do Servidor (DAS), na manhã desta quarta-feira (03). A atividade, que integra a campanha nacional do Ministério da Saúde em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), ocorreu das 8 às 11 horas no Centro de Convivência do Campus Central da UFRN. 

 

Segundo a Técnica de Enfermagem da UFRN Elikassya Gurgel, uma das responsáveis pela condução desta etapa da campanha, a ação conseguiu reunir seu principal público-alvo, composto por idosos, crianças e gestantes. "Houve uma adesão esperada por parte do público. Trouxemos aproximadamente 200 doses da vacina e já vacinamos mais de 180 pessoas. Como era dia de pagamento, o Centro de Convivência estava movimentado, então atendemos muita gente", esclarece Elikassya.

 

Servidor da UFRN, Edson Ferreira foi um dos idosos a se vacinar durante a manhã. Para ele, ações como esta são essenciais na prevenção ao vírus Influenza, principalmente por virem ao encontro do público. "Todo ano eu já fico de olho em quando é que terá a vacinação. Quando acontece aqui na UFRN mesmo é ainda mais tranquilo, porque já fazemos tudo de uma vez só. A gente que é idoso tem que se cuidar", disse.

 

A 19ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza promovida pelo Ministério da Saúde iniciou-se em 17 de abril e se estende até 26 de maio. A meta é vacinar, em todo país, mais de 54,2 milhões de pessoas. Já no Rio Grande do Norte o alvo são os 863,3 mil potiguares enquadrados no grupo de risco: crianças de seis meses até cinco anos; idosos com 60 anos ou mais; gestantes; mulheres com até 45 dias pós-parto; doentes crônicos; trabalhadores da saúde; população indígena; adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas; população carcerária e funcionários do sistema prisional, além de professores de escolas públicas e particulares.

 

O dia D de mobilização nacional está marcado para o próximo dia 13 de maio, quando 84% das doses da vacina já estarão disponibilizadas na rede pública de saúde. A UFRN não fará parte desta atividade específica, uma vez que ela ocorre em um sábado. No entanto, as vacinações prosseguem normalmente até o fim da campanha de segunda à sexta, das 8 às 18 horas, no prédio do DAS.