ABRIL VERDE: MÊS DA SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHADOR

Wednesday 22nd of March 2017 09:10:14 AM

Abril é um mês em que as pessoas celebram o dia mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho. A data (28 de abril) foi dada em homenagem a vitimas de um acidente em uma mina no estado da Virginia, nos Estados Unidos em 1969.

Em função desta data o mês de abril foi pensado para ser o mês da saúde e segurança do trabalhador: O Abril verde.

O abril verde é um movimento que tem como objetivo reduzir os acidentes de trabalho e os agravos à saúde do trabalhador, além de mobilizar a sociedade para prevenção das doenças que ocorrem em decorrência do Trabalho. No Brasil, em maio de 2005, foi promulgada a Lei No. 11.121, criando o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

A Diretoria de Atenção à Saúde do Servidor (DAS) é o local, na UFRN, que é feito o registro de acidentes de trabalho, além das atividades de promoção, prevenção e assistência à saúde do servidor e por isso esta unidade propõe a discussão com alunos de graduação, comunidade externa e servidores que tenham interesse na temática. Apesar da temática ser aparentemente restrita aos técnicos de segurança do trabalho, a redução de acidentes de trabalho precisa também de seleção e gestão de pessoal adequado para determinados tipo de atividade, neste sentido, alunos e profissionais de administração e psicologia também podem ser beneficiados com a discussão da temática, bem como os engenheiros e arquitetos visto que estes pensam na organização dos ambientes. Visto que nos cursos de graduação que não estão diretamente ligados a segurança do trabalho pouco se ouve falar deste tema.

A jornada será realizada em dois dias no auditório do departamento de enfermagem (em frente ao RU).

A programação pode ser conferida em anexo.