Notícia

Progesp promove Campanha Julho Amarelo

Thursday 18th of July 2019 02:25:36 PM

No mês de conscientização sobre as hepatites virais, a Progesp/DAS, por meio do Programa de Aconselhamento em Saúde (PAS), participa da Campanha Julho Amarelo. Com objetivo de intensificar a prevenção e o controle das hepatites virais através de diferentes ações como: vacinação, testagens rápidas e distribuição de preservativos.


A hepatite é a inflamação do fígado. Nem sempre as hepatites apresentam sintomas, porém os mais comuns são olhos e pele amarelados, cansaço, febre, mal-estar, tontura, vômitos, dor abdominal, urina escura e fezes claras. Os tipos mais comuns são causados pelos vírus A, B e C.

 

Segundo o Ministério da Saúde, milhões de pessoas no Brasil são portadoras do vírus das hepatites B e C e não sabem, correndo o risco de evoluírem para a doença crônica, cujas consequências mais graves são a ocorrência de cirrose ou câncer hepático. O Brasil registrou 40.198 casos novos de hepatites virais. O Boletim Epidemiológico 2018 informa que os casos da doença são maiores em homens de 20 a 39 anos.

 

Maiores informações podem ser obtidas através dos números Telefone (84) 3342-2330, Ramais 375, 377 e 371 ou pelo e-mail: viveremharmonia@reitoria.ufrn.br.