Notícia

PROGESP CONVIDA PARA TENDA SOCIAL ALUSIVA AO DIA MUNDIAL DA LUTA CONTRA O TABACO

Wednesday 29th of May 2019 02:39:18 PM

Dia Mundial da Luta contra o Tabaco é celebrado anualmente em 31 de maio.


Também conhecido como "Dia Mundial Sem Tabaco" ou "Dia Contra o Cigarro", esta data tem o objetivo de alertar os fumantes sobre os perigos do tabagismo e para os benefícios de uma sociedade livre de cigarros.


Visa encorajar as pessoas a terem um dia inteiro de abstinência total de tabaco no mundo todo. Essa é uma das iniciativas usadas para chamar atenção da sociedade para os efeitos negativos que o fumo traz para a saúde de todos os seres vivos.


O Dia Mundial Contra o Fumo foi criado pela Organização Mundial da Saúde em 1987. No Brasil, quem organiza as atividades de conscientização sobre os perigos do tabaco é o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), um órgão ligado ao Ministério da Saúde.


A epidemia global de tabaco mata mais de 7 milhões de pessoas todos os anos, das quais quase 900 mil são não fumantes que morrem por inalar fumaça emitida por fumantes”, segundo a OMS.


O tabagismo é uma doença (dependência de nicotina) que tem relação com aproximadamente 50 enfermidades, dentre elas vários tipos de câncer (pulmão, laringe, faringe, esôfago, estômago, pâncreas, fígado, rim, bexiga, colo de útero, leucemia), doenças do aparelho respiratório (enfisema pulmonar, bronquite crônica, asma, infecções respiratórias) e doenças cardiovasculares (angina, infarto agudo do miocárdio, hipertensão arterial, aneurismas, acidente vascular cerebral, tromboses). Há ainda outras doenças relacionadas ao tabagismo: úlcera do aparelho digestivo; osteoporose; catarata; impotência sexual no homem; infertilidade na mulher; menopausa precoce e complicações na gravidez. O tabaco ainda pode causar outras consequências desagradáveis, como a queda de cabelo, dentes e unhas amarelados,  redução da expectativa de vida, entre outros efeitos danosos.


Estaremos realizando uma tenda social, no Centro de convivência, das 8 às 11:30 horas, com os projetos "MAIS SAUDÁVEL SEM CIGARRO, HIPERBETES E PAS".



Maiores informações podem ser obtidas através dos números Telefone (84) 3342-2330, Ramais 375 / 371 ou pelo e-mail: viveremharmonia@reitoria.ufrn.br.