Proex e Progesp divulgam Dia "D" de Mobilização para combate ao Aedes Aegypti

Monday 25th of February 2019 01:47:07 PM

As Pró-Reitorias de Extensão e de Gestão de Pessoas da UFRN, por meio da sua Diretoria de Atenção à Saúde do Servidor e em parceria com a Diretoria de Meio Ambiente (INFRA) e Escola de Saúde (ESUFRN), divulgam que no dia “D” (27/02) haverá uma blitz de mobilização para o combate ao mosquito Aedes Aegypti no campus central da UFRN, que acontecerá na Rotatória entre da Superintendência de Comunicação, Reitoria e Centro de Convivência.

As arboviroses são doenças causadas por arbovírus, transmitidas por artrópodes e que podem provocar danos à saúde humana. Dentre estas doenças, destacam-se as causadas pelo mosquito do gênero Aedes, dengue, chikungunya e zika.

No RN, o perfil epidemiológico associado às três doenças, indica a elevação significativa do número de casos, quando comparados os anos de 2017 e 2018, ao passo que a dengue em 2017 teve 1.859 casos confirmados, contra 12.161 no ano de 2018, inclusive causando óbitos. A chikungunya, passou de 876 casos confirmados em 2017 para 1.059 em 2018. Já com relação a Zika, aumentou de 16 casos confirmados em 2017 para 45 em 2018 (SESAP, 2018).

Este contexto, revela a necessidade de atuação no combate ao vetor comum às três doenças, o Aedes aegypti, tendo em vista que este é o elo da cadeia de transmissão.

Ressalta-se que para uma redução persistente nos indicadores destas doenças, necessita-se de atuação intersetorial, com garantia de saneamento básico de qualidade, ao lado de uma conscientização sanitária de toda a população acerca dos fatores de risco para surgimento das mesmas.

Dessa forma, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte através de seus vários setores, busca atuar na prevenção e controle dos fatores de risco para o surgimento destas doenças, em seu território e com isso lança a “Campanha de combate ao Aedes” como forma de congregar ações de diagnóstico dos criadouros do mosquito, educação em saúde, bem como sensibilização de toda a comunidade universitária, acerca da temática.

Esta ação contará com a organização de diversos setores internos da UFRN tais como: Departamento de Atenção à Saúde do Servidor, Superintendência de Infraestrutura, Pró-reitora de Extensão, Viver em Harmonia - Programa de Qualidade de Vida no Trabalho, Escola de Saúde em parceria com a secretaria de Saúde do Município de Natal.

Objetivos gerais:

➢ Promover sensibilização acerca da prevenção e controle do Aedes aegypti;

➢ Realizar o diagnóstico situacional de focos do mosquito.

As atividades de combate ao Aedes serão desenvolvidas através de varias ações:

➢ Sensibilização da comunidade da UFRN através de educação em saúde;

➢ Diagnóstico situacional do território da UFRN com busca ativa dos possíveis criadouros do Aedes aegypti, através de vistorias na área do campus central; de 25/02 a 01/03.

➢ Atividades de mobilização da comunidade universitária tais como: dia “D” de combate ao mosquito dia 27/02.

➢ Em Março haverá caminhadas, mutirão de limpeza, educação em saúde na sala de espera do Departamento de Atenção à Saúde do Servidor (DASS).

➢ Capacitação dos estudantes do curso técnico em vigilância em saúde para educação em saúde e prevenção/diagnostico de focos do mosquito;

➢ Capacitação dos servidores terceirizados para prevenção/diagnostico de focos do mosquito;

Maiores informações podem ser obtidas nos telefones (84) 3342-2330, Ramais 375/ 371 ou pelo e-mail: cas.das.ufrn@gmail.com