PROGESP escolhe representantes para integrar a Comissão de Heteroidentificação nos concursos públicos

Thursday 4th of October 2018 09:11:01 AM

Por meio da Diretoria de Desenvolvimento de Pessoas (DDP),  PROGESP realiza, no dia 10 de outubro, a partis das 14h e nos termos da Resolução no 197/2016-CONSEPE, um grupo focal com o objetivo de escolher dois representantes para integrar a Comissão de Heteroidentificação nos concursos públicos.

Sendo assim, os representantes de movimentos de promoção de igualdade racial sediados na UFRN estão convidados a participar da ação que acontece na DDP - Sala de Desenvolvimento, andar térreo, Campus Central, Natal/RN. Prédio localizado entre o INPE e a FUNPEC.

O objetivo da instauração da Comissão de heteroidentificação racial é garantir que os candidatos que ingressarem no serviço público nas vagas reservadas para negros sejam de fato negros. Isso se deve ao fato de não raro, serem vistas denúncias de fraudes nas declarações raciais, ocorrendo a entrada de candidatos reconhecidos como brancos nas vagas reservadas aos negros e há alguns casos de judicialização das decisões das comissões de heteroidentificação.