Projetos

Projeto

Grupo de Enfrentamento a Ansiedade Social

 

O que é?

Ansiedade Social é o medo intenso e persistente de situações sociais ou de desempenho, onde o indivíduo tem pensamentos de que será avaliado negativamente pelas pessoas (Manual de Diagnóstico e Estatística dos Transtornos Mentais- DSM-V, 2014).

 

Como Funciona?

O grupo tem por finalidade desenvolver estratégias de enfrentamento a ansiedade social, buscando proporcionar  uma melhor qualidade de vida ao servidor que apresenta dificuldade em: falar, alimentar-se ou escrever em público, ou demais situações. O público-alvo são servidores da UFRN e servidores encaminhados pelas instituições atendidas pelo SIASS/ UFRN. A metodologia utilizada são encontros semanais, totalizando uma carga horária de 30 horas.

 

Onde Encontro?

O grupo funciona na Diretoria de Atenção à Saúde do Servidor (DAS) às quintas-feiras das 15 às 17 horas.

Classificação de Transtornos Mentais e de Comportamento da CID-10:  Descrições clínicas e diretrizes diagnósticas- Coord. Organiz. Mund. da Saúde; trad. Dorgival  Caetano. - Porto Alegre: Artmed, 1993.

Manual de Diagnóstico e Estatística dos Transtornos Mentais  DSM V. American Psychiatric Association, 5ª Edição: Artmed, 2014.

 

Responsável?

Psicóloga: Andréa Carla Ferreira de Oliveira.

Informações: Diretoria de Atenção à Saúde do Servidor. Coordenadoria de Atenção Psicossocial. Telefone:  3342-2330(ramal 356)

Projeto

Gestante ativa, Bebê saudável! Ação integrante do Projeto Saúde da Mulher.

 

O que é?

Curso de gestante, criado para compartilhar informações sobre o período gravídico e maternidade, com orientações para o auto cuidado na gravidez, parto, puerpério, direitos e deveres trabalhistas, cuidados para o recém-nascido e amamentação.

 

Como Funciona?

O curso realizado semestralmente, ministrado durante 10 semanas consecutivas , através de aulas teóricas e praticas. Público-alvo: servidora da UFRN ou cônjuge, que se esteja gestante.

Inscrição pelo: www.sigrh.ufrn.br/ capacitação/ inscrições/ realizar inscrição/programa qualidade de vida/curso de gestante

 

Onde Encontro?

Os encontros são realizados no auditório do DAS, em reuniões semanais.

 

Legislação (link)

Art. 175 da Resolução Nº 020/2015-CONSUNI, de 04 de novembro de 2015.

 

Responsável?

Diretoria de Atenção à Saúde do Servidor (DAS)

Coordenadoria de Atenção à Saúde do Servidor (CAS) - - telefone 3342 2330, ramal 377 ou 371

Coordenação de enfermagem - telefone 3342 2330, ramal 375.

E-mail: cas.das.ufrn@gmail.com ou dsa@prh.ufrn.br.

Coordenadora: Luciana Eduardo Fernandes Saraiva

Projeto

Escritório de Ideias

 

O que é?

Projeto que busca sistematizar o processo de melhoria dos serviços, inovando através da participação direta da comunidade universitária (servidores e alunos).

 

Como Funciona?

As ideias são cadastradas no sistema integrado da UFRN (SIGRH ou SIGAA) e pode ser uma ideia individual ou coletiva. Após o cadastro, a ideia é classificada e, de acordo com a classificação, segue um fluxo definido de implantação.

 

Onde Encontro?

Eletronicamente: www.escritoriodeideias.ufrn.br

Fisicamente: Assessoria Técnica

Horário de Atendimento: Segunda a Sexta (08h às 12h – 14h às 18h)


Responsáveis:

Joade Cortez Gomes (joade@prh.ufrn.br)

Marcela Squires Galvão Fernandes (marcela@reitoria.ufrn.br)

3342 2296 – Ramal: 111, 112

99193 6373

Projeto

Projeto de Prevenção e controle da Hipertensão Arterial e Diabete Mellitus – HIPERBETES.

 

O que é?

Projeto que visa combater os fatores de risco para prevenir a Hipertensão Arterial e o Diabetes Melitus nos servidores saudáveis da UFRN, bem como fazer o diagnostico precoce daqueles servidores acometidos dessas doenças e acompanha-los evitando suas complicações, mediante seguimento clínico e terapêutico associado a mudanças nos hábitos de vida, visando possibilitar a melhoria da qualidade de vida e trabalho.     

 

Como Funciona?

Palestras direcionadas a grupos de servidores previamente agendados pelos gestores.

Através da busca ativa de novos casos nas edições de Tenda Social, para diagnóstico precosse.

Reuniões coletivas mensais com os servidores ativos e inativos.

Atendimento individualizado com equipe multiprofissional da DAS.

Publico alvo: Servidores da UFRN.

 

Onde Encontro?

A Palestras e busca ativa de novos casos nos setores de trabalho, ocorre mediante solicitação formal de qualquer unidade da UFRN a Coordenadoria de Atenção a Saúde - CAS, ou por necessidade da DAS, para realização de atividades externa.

Atendimento coletivo realizado no auditório do DAS, reuniões mensais.

Atendimento individual mediante agendamento para profissional especifica.

Atividades de educação física do PQVT, no momento da inscrição pelo site: www.sigrh.ufrn.br/ capacitação/ inscrições/ realizar inscrição/programa qualidade de vida/atividade

 

Legislação (link)

Art. 175 da Resolução Nº 020/2015-CONSUNI, de 04 de novembro de 2015.

 

Responsável?

Diretoria de Atenção à Saúde do Servidor (DAS)

Coordenadoria de Atenção à Saúde do Servidor (CAS) - - telefone 3342 2330, ramal 377 ou 371

Coordenação de enfermagem - telefone 3342 2330, ramal 375.

E-mail: cas.das.ufrn@gmail.com ou dsa@prh.ufrn.br.

Projeto

IMUNIZA-UFRN

 

O que é?

Prevenção de Doenças Imunopreveníveis, através da administração de vacinas preconizadas pelo Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde e disponibilizada pelo Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Natal.

 

Como Funciona?

Atendimento realizado por livre demanda mediante comparecimento à CAS/DAS, por ordem de chegada. De segunda a sexta feira das 08 as 18 horas. Exceto em dias da Vacinação Itinerante.

 

Onde Encontro?

Na Coordenadoria de Atenção à Saúde do Servidor (CAS)

 

Responsável

Diretoria de Atenção à Saúde do Servidor (DAS)

Coordenadoria de Atenção à Saúde do Servidor (CAS), telefone 3342 2330, ramal 377.

Coordenação de enfermagem, telefone 3342 2330, ramal 375.

Projeto

Projeto de Enfrentamento ao Sobrepeso e Obesidade - PESO.

 

O que é?

Projeto que visa combater a obesidade e suas comorbidades entre os servidores da UFRN.

 

Como Funciona?

Atendimento coletivo e individual com acompanhamento da equipe multiprofissional por 12 meses.

Publico alvo: servidores ativos com Índice de Massa Corpórea - IMC ≥ 30 ou 25 com co-morbidade.

 

Onde Encontro?

Inscrição pelo: www.sigrh.ufrn.br/ capacitação/ inscrições/ realizar inscrição/programa qualidade de vida/projeto de enfrentamento ao sobrepeso e obesidade.

Auditório do DAS, reuniões quinzenais, das 13:00 as 14:00 horas.

Atividades de educação física do PQVT, no momento da inscrição pelo site: www.sigrh.ufrn.br/ capacitação/ inscrições/ realizar inscrição/programa qualidade de vida/atividade

 

Legislação (link)

Art. 175 da Resolução Nº 020/2015-CONSUNI, de 04 de novembro de 2015.

 

Responsável?

Diretoria de Atenção à Saúde do Servidor (DAS)

Coordenadoria de Atenção à Saúde do Servidor (CAS) - - telefone 3342 2330, ramal 377 ou 371

Coordenação de enfermagem - telefone 3342 2330, ramal 375.

E-mail: cas.das.ufrn@gmail.com ou dsa@prh.ufrn.br.

Projeto

Promoção a Alimentação Saudável - PRONUTRI

 

O que é

Atua na prevenção de doenças cardiovasculares, câncer, doenças crônicas não transmissíveis,  auxilia no combater a obesidade, na melhoria da disposição e energia física e mental dos trabalhadores, atuando conjuntamente com os diversos Programas que compõem as ações de saúde da DAS.

 

Como Funciona?

A abordagem é multiprofissional, funciona de duas formas:

Atendimento coletivo são realizadas oficinas, fóruns e palestras no ambiente de trabalho do servidor, fornecendo estratégias para desenvolvimento do autocuidado da saúde.

Atendimento individual há uma avaliação, diagnóstico, planejamento e tratamento do servidor na própria DAS, caso seja necessário.

Publico Alvo: Servidores da UFRN.

 

Onde Encontro?

Atendimento coletivo - Ação promovida mediante solicitação formal dos gestores das unidade da UFRN, ou por necessidade da DAS, para realização de atividades externa. É direcionada à grupos de servidores previamente agendados na COVEPS pelo telefone 3342-2330 Ramal 237 ou 333.

Atendimentos individual agendados mediante o setor de marcação da DAS, presencial ou pelo telefone 3342 2330, ramal 300.

 

Legislação (link)

Art. 175 da Resolução Nº 020/2015-CONSUNI, de 04 de novembro de 2015.

Política de Atenção à Saúde do Servidor (PASS, 2007)

Portaria normativa nº 3, de 07 de maio de 2010 (NOSS)

 

Responsável?

Diretoria de Atenção à Saúde do Servidor (DAS)

Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica e Perícia em Saúde (COVEPS)

Setor de Promoção à Saúde, telefone 33422330, ramal 327 ou 99193-  6369

Nutricionistas: Cláudia Maria de F.M. Leite Carneiro e Ana Nunes Paiva

 

Projeto

Projeto de Saúde Bucal do Servidor - PROSAB

 

O que é?

Esclarece e orienta o servidor sobre a importância da saúde bucal, reduzindo os riscos de doenças na boca e em outros órgãos do corpo.

 

Como Funciona?

Servidor deve agendar o seu atendimento coletivo, através do setor de marcação da DAS, presencial ou pelo telefone 3342 2330, ramal 300. Aluno deve procurar a PROAE para agendamento do atendimento coletivo e clínico.

Atendimento coletivo consistirá na etapa de inclusão para o PROSAB e atendimento odontológico, através da emissão do passa-porte. Publico Alvo: servidores da UFRN e alunos encaminhados pela PROAE.

Palestra e Oficinas de Saúde Bucal - são realizadas no setor de trabalho do servidor, em conjunto ou não com a Tenda de Saúde, com exposição de macro modelos de arcadas dentárias para ilustração e orientação. Ação promovida mediante solicitação formal das unidade da UFRN, ou por necessidade da DAS, para realização de atividades externa.

Publico Alvo: servidores, alunos e comunidade universitária.

 

Onde Encontro?

Palestras e Oficinas sobre Saúde Bucal - Ação promovida mediante solicitação formal dos gestores das unidade da UFRN, ou por necessidade da DAS, para realização de atividades externa. É  direcionada à grupos de servidores nos setores de trabalho, previamente agendados, através da COVEPS – telefone 3342-2330 (Ramal 237).

Atendimentos coletivos serão realizados nas terças e quintas as 11h:00, na DAS e agendados mediante o setor de marcação da DAS, presencial ou pelo telefone 3342 2330, ramal 300.

 

Legislação (link)

Portaria Normativa nº 6 de 23 de outubro de 2012, da Secretaria de Gestão Pública do Ministério do Planejamento, publicada no DOU - Sessão I - Nº206, em 24 de outubro de 2012.

Oficial, Imprensa Nacional Nº 206 - DOU - 24/10/12 - seção 1 - p.111

 

Responsável?

Diretoria de Atenção à Saúde do Servidor (DAS)

Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica e Perícia em Saúde (COVEPS)

Setor de Promoção à Saúde, telefone 33422330, ramal 327/333 ou 99193-6369

Responsável: Véscio Barreto de Paiva Neto.

Projeto

Por amor à vida

 

O que é?

O programa tem por objetivo a prevenção, a assistência, e a reinserção do acometido pela dependência química às suas atividades laborativas, ao convívio familiar e social e consequentemente melhorar sua qualidade de vida.

 

Como Funciona?

- Atendimento ao servidor através de acolhimento, entrevista e acompanhamento;

- Realização de reuniões semanais com o grupo GADA (Grupo de Apoio dos Acometidos pela Doença do Alcoolismo), AL-ANON (Grupo de Parentes e -Amigos dos Acometidos pela doença do Alcoolismo) e NA – Narcóticos Anônimos (Voltado a servidores dependentes de outras drogas);

- Promoção de eventos para mobilização, informação e sensibilização da comunidade universitária sobre a problemática da dependência química.  

- Público Alvo: Servidores e familiares acometidos pela doença do alcoolismo e outras drogas.

 

Onde Encontro?

- GADA (Grupo de Apoio dos Acometidos pela Doença do Alcoolismo):

Público Alvo: Servidores, familiares e outros acometidos pela doença do alcoolismo.

Reuniões: segundas-feiras, das 9 às 11 horas.

Local: Diretoria de Atenção á saúde do Servidor (DAS).

Reuniões: segundas-feiras, das 9 às 11 horas.

 

- AL-ANON: ANON (Grupo de Parentes e Amigos dos Acometidos pela doença do Alcoolismo):   

Público Alvo: Familiares de Alcoolistas

Reuniões: terças- feiras.

Horário: 15:00 às 17:00


- NA (Narcótico anônimos):

Público Alvo: Servidores dependentes de outras drogas.

Reuniões: 4° feiras       

Horário: 15:00 às 17:00

 

Responsável?

José  Albuquerque de Medeiros -  Assistente Social

Sérgio George de Oliveira- Auxiliar Administrativo

Telefone para contato: 33422332

Ramais:  351/352

e-mail:  coaps.ufrn@gmail.com

Projeto

Pro Talentos

 

O que é?

Projeto que promove a Integração dos Servidores da UFRN, artesãos, viabilizando espaço para a exposição dos trabalhos artesanais.

 

Como Funciona?

Através das ações:

- Feira de Artesanato: Um espaço de interação social e convívio comunitário onde os servidores ativos e/ou inativos integrantes do Projeto PROTALENTO expõem seus talentos artesanais.

- Realização de Cursos, Treinamentos e Palestras – Promoção de ações e/ou atividades em convênio com entidades governamentais ou não governamentais, que possibilitem a qualificação e melhoria na confecção dos produtos.

 

Onde Encontro?

Segundas às sextas-feiras das 7h às 17h

 

Responsável

COAPS-DAS

   Edileide Maria da Silva

   Joelson Fernandes Carlos

Telefone: 3342-2330

Ramais: 360; 351; 352  

Projeto

Revista Gente

 

O que é?

A PROGESP-UFRN dentre as suas ações desenvolvidas para o servidor conta com a publicação on-line da revista Gente, que tem como uma das metas realçar, divulgar, registrar não só trabalhos relevantes de servidores, seja individual ou coletivo, como também buscar sempre o humano por trás de qualquer ação.

Os temas abordados passam por diálogos com a atualidade, conhecimento e rumos da civilização contemporânea, olhando o passado e buscando o futuro com novos desafios, sempre a partir da nossa comunidade universitária.

A revista nasceu dentre ações do Escritório de Ideias.

 

Como Funciona?

A equipe editorial da revista define o tema junto à gestão e a partir de então, levanta-se as informações, com entrevistas, ensaios, reportagens, etc.. A partir de então, trabalha-se o projeto gráfico e disponibiliza-se no portal.

 

Onde Encontro?

No portal da PROGESP.

 

Legislação (link):

Não se aplica

 

Responsável?

A equipe é composta por servidores das equipes da PROGESP, SEDIS, EDITORA UNIVERSITÁRIA e ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO: Mirian Dantas, Joade Cortez Gomes, Angela Almeida, Fabíola Barreto, Rafael Campos e Cícero Oliveira.




Projeto

Projeto Saúde da Mulher

 

O que é?

Ampliar na UFRN a política de atenção e promoção da assistência integral a saúde da mulher.

 

Como Funciona?

Através da realização de palestras de orientação a prevenção do câncer de mama e de colo uterino. Realização de exame preventivo e mamografia pelos exames  periódicos dos servidores da UFRN. Atenção ao pré-natal e orientações a prevenção sobre DST/AIDS

 

Onde Encontro?

Para ações de educação em saúde, mediante solicitação formal de qualquer unidade da UFRN a Coordenadoria de Atenção a Saúde - CAS, ou por necessidade da DAS, para realização de atividades externa.

 

Legislação (link)

Art. 175 da Resolução Nº 020/2015-CONSUNI, de 04 de novembro de 2015.

 

Responsável?

Diretoria de Atenção à Saúde do Servidor (DAS)

Coordenadoria de Atenção à Saúde do Servidor (CAS) - - telefone 3342 2330, ramal 377 ou 371

Coordenação de enfermagem - telefone 3342 2330, ramal 375.

E-mail: cas.das.ufrn@gmail.com ou dsa@prh.ufrn.br.

A Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) é um programa do Ministério do Meio Ambiente que objetiva estimular os órgãos públicos do país a implementarem práticas de sustentabilidade.

A proposta da A3P é criar uma cultura de responsabilidade socioambiental na administração pública e, para tanto, estrutura-se em seis Eixos Temáticos prioritários fundamentados pela política dos 5 R's: Repensar, Reduzir, Reaproveitar, Reciclar e Recusar o consumo de produtos que gerem impactos socioambientais significativos. Os eixos temáticos abordados pela agenda são:


         - Uso racional dos recursos naturais e bens públicos;

         - Gestão adequada dos resíduos gerados;

         - Qualidade de vida no ambiente de trabalho;

         - Sensibilização e capacitação dos servidores;

         - Compras públicas sustentáveis;

         - Construções sustentáveis.


A UFRN aderiu ao programa em 2013 e a partir de então várias ações foram realizadas. Para entender melhor o papel do servidor em relação aos eixos da A3P e mais informações a respeito de suas ações, acesse a cartilha da A3P:


Cartilha A3P



Em setembro de 2015, líderes mundiais reuniram-se na sede da ONU, em Nova York, e decidiram um plano de ação para erradicar a pobreza, proteger o planeta e garantir que as pessoas alcancem a paz e a prosperidade: a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, a qual contém o conjunto de 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

A Agenda 2030 e os ODS afirmam que para pôr o mundo em um caminho sustentável é urgentemente necessário tomar medidas ousadas e transformadoras.

Os ODS constituem uma ambiciosa lista de tarefas para todas as pessoas, em todas as partes, a serem cumpridas até 2030. Se cumprirmos suas metas, seremos a primeira geração a erradicar a pobreza extrema e iremos poupar as gerações futuras dos piores efeitos adversos da mudança do clima.

A Plataforma Agenda 2030 é um convite a todas e todos para embarcar nessa jornada coletiva - sem deixar ninguém para trás.

 

Fonte: Agenda 2030

 

Quer saber mais?

 

Acesse:

Estratégia ODS

Nações Unidas do Brasil


Diante da responsabilidade institucional em contribuir para o fortalecimento das questões socioambientais, a UFRN instituiu o Plano de Gestão de Logística Sustentável (PLS – UFRN).

O Plano é um instrumento de planejamento com objetivos e responsabilidades definidas, ações, metas, prazos de execução e mecanismos de monitoramento e avaliação, alinhados com o Plano de Desenvolvimento Institucional e o Plano de Gestão. Permite que as Unidades da UFRN estabeleçam práticas de sustentabilidade e racionalização de gastos e processos de trabalho.

O PLS – UFRN é constituído por um conjunto de 9 (nove) Planos de Ações (PA) contendo objetivos gerais  quem abrangem todos os campi e metas específicas (compatíveis com a realidade de cada campus)  direcionadas para a implantação, monitoramento e avaliação de práticas de sustentabilidade e racionalização do uso de materiais e serviços. O PLS tem um total de 30 objetivos e 89 metas nos seguintes temas:

I – Plano de Ação MATERIAL DE CONSUMO (05 Objetivos – 15 Metas)

II – Plano de Ação ENERGIA ELÉTRICA (01 Objetivo – 11 Metas)

III – Plano de Ação ÁGUA E ESGOTO (02 Objetivos – 11 Metas)

IV – Plano de Ação COLETA SELETIVA (02 Objetivos–07 Metas)

V – Plano de Ação QUALIDADE DE VIDA NO AMBIENTE DE TRABALHO (04 Objetivos – 15 Metas)

VI – Plano de Ação COMPRAS E CONTRATAÇÕES PÚBLICAS SUSTENTÁVEIS (05 Objetivos – 07 Metas)

VII – Plano de Ação DESLOCAMENTO DE PESSOAL (04 Objetivos - 06 Metas) 

VIII – Plano de Ação ARBORIZAÇÃO URBANA (04 Objetivos – 08 Metas)

IX – Plano de Ação OBRAS PÚBLICAS SUSTENTÁVEIS (03 Objetivos – 09 Metas)


Para mais detalhes, acesse os links abaixo:

Resolução Nº 077/2017 - CONSAD, de 21 de dezembro de 2017

PLS UFRN (link para o arquivo)

Relatório Semestral do PLS – 2018 (link para o arquivo)

Pró-Reitoria de Planejamento e Coordenação Geral

Projeto

Tenda social

 

O que é?

O projeto leva as ações de promoção à saúde desenvolvidas na DAS, de forma itinerante aos setores de trabalho da UFRN.

 

Como Funciona?

Mediante solicitação formal de qualquer unidade da UFRN a Coordenadoria de Atenção a Saúde - CAS, ou por necessidade da DAS, para realização de atividades externa.

Público alvo: principalmente o servidor, sendo algumas ações extensivas aos membros da comunidades universitária.

 

Onde Encontro?

Nos diversos setores da UFRN a partir de cronograma preestabelecido pela DAS.

 

Legislação (link)

Art. 175 da Resolução Nº 020/2015-CONSUNI, de 04 de novembro de 2015.

 

Responsável?

Diretoria de Atenção à Saúde do Servidor (DAS)

Coordenadoria de Atenção à Saúde do Servidor (CAS) - telefone 3342 2330, ramal 377 ou 371.

E-mail: cas.das.ufrn@gmail.com ou dsa@prh.ufrn.br.

Projeto

Vida com maturidade

 

O que é?

Espaço para reflexão, expressão e conscientização dos aspectos biopsicossociais do processo de envelhecimento e da aposentadoria

 

Como Funciona?

Desenvolve as seguintes ações:

- Atendimento multiprofissional  - orientação individual à aposentadoria.

- Grupo Recriando com Maturidade – orientação à aposentadoria em grupo.

- Encontro mensal Vida com Maturidade - espaço mensal para ações de promoção à saúde com enfoque no envelhecimento saudável para servidores da ativa e aposentados.

- Público alvo: servidores da ativa acima de 50 anos, servidores em pré-aposentadoria e servidores aposentados.

 

Onde Encontro?

Diretoria de Atenção a Saúde do servidor - DAS

 

Legislação (link)

Lei N. 8.842, de 04/01/1994, dispõe que é competência dos órgãos e entidades públicas criarem e estimularem a manutenção de programas de preparação para aposentadoria nos setores público e privado, com antecedência mínima de dois anos antes do afastamento.


Lei N. 10741, de 01/10/2003, Artigo 28, dispõe que o Poder público criará e estimulará programas de preparação dos trabalhadores para a aposentadoria com antecedência mínima de um ano, por meio de estímulo a novos projetos sociais, conforme seus interesses, e de esclarecimento sobre os direitos sociais e de cidadania.

 

Responsável?

Donália Cândida Nobre

Luciani Soares Silva Macedo

Suzana Pacheco Ferreira de Melo


Coordenadoria de Apoio Psicossocial ao Servidor

Campus Universitário - Praça Cívica -Natal/RN - CEP.: 59078-97

Telefone: (84)3342-2330 -  Ramal 356

vidacommaturidade@gmail.com