Notícia

Atividades alusivas ao Dezembro Vermelho acontecem na DAS

Wednesday 4th of December 2019 08:40:33 PM

A Progesp está com uma programação alusiva à campanha Dezembro Vermelho, mês de conscientização e combate à AIDS. Por meio da Diretoria de Atenção à Saúde do Servidor - DAS estão programadas rodas de conversa e testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C.

As testagens rápidas acontecem nos dias 9 e 12 de dezembro, a partir das 13h, mediante agendamento prévio por meio do telefone 3342-2330 (Ramal 371). As vagas são limitadas e voltadas à comunidade em geral, com prioridade para a comunidade universitária.

A testagem rápida é uma ação permanente na UFRN, realizada a partir do Programa de Aconselhamento em Saúde (PAS), para o diagnóstico do HIV, sífilis e hepatites B e C. Apenas em 2019, foram realizados mais de 1.700 testes e atendidas aproximadamente 900 pessoas até o mês de novembro.

Dezembro Vermelho

O mês remete ao Dia Mundial de Luta Contra a Aids, 1º de dezembro, instituído em 1988 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Organização Mundial de Saúde (OMS). No Brasil, a data foi adotada no ano seguinte, como intensificadora das ações de conscientização e prevenção das doenças causadas pelo vírus HIV.