Capacitação

A Coordenadoria de Capacitação e Educação profissional - CCEP é a unidade responsável por planejar e executar as atividades de capacitação da UFRN. Nosso publico-alvo são os técnicos-administrativos, docentes e gestores. Também somos responsáveis pela análise dos processos de Progressão, Incetivo e Afastamento.

O Programa de Capacitação e Qualificação (PCQ) tem por objetivo o desenvolvimento de competências, possibilitando o crescimento pessoal e profissional de seus servidores, bem como o desenvolvimento das competências institucionais da UFRN. A partir dele, os servidores podem realizar o planejamento e desenvolvimento da sua carreira através de ações de formação continuada que geram o desenvolvimento integral e permanente do servidor.

O servidor poderá realizar a sua programação anual de participação nas atividades de capacitação através do Levantamento de Necessidade de Capacitação (LNC) disponível no SIGRH. Nesse instrumento, é possível apontar as suas necessidades profissionais e da unidade e as ações de capacitação ofertadas no ano seguinte.

O PCQ apresenta linhas específicas de atuação descritas e regulamentadas pela Resolução nº 025/2017-CONSAD, de 29 de junho de 2017, são elas:

 

I - Programa de Integração ao Serviço Público para os Servidores técnico-administrativos;

II - Programa de Integração ao Serviço Público para os Servidores Docentes ingressantes; Programa de Atualização Pedagógica – PAP;

III - Programa de Incentivo à Capacitação em Línguas Estrangeiras;

IV - Programa de Formação de Gestores;

V - Programa de Qualificação Institucional – PQI.

 

Além disso, o PCQ oferta atividades em consonância com o Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI; Plano de Gestão da UFRN; competências institucionais; resultados de avaliações institucionais; resultados de avaliações de desempenho dos servidores; resultados de acompanhamentos de estágio probatório e organizacionais; resultados de auditórias internas e externas; relatórios de órgãos de controle; legislações externas e internas que determinem e/ou demandem ações de capacitação ou qualificação; política de qualidade de vida da UFRN; resultados de pesquisas de clima organizacional; resultados de grupos focais específicos.

Nesse sentido, busca-se contribuir com a promoção da cultura da paz, sustentabilidade ambiental e consciência ética, bem como com o aperfeiçoamento da eficiência, eficácia e qualidade da prestação dos serviços públicos prestados à sociedade.

Resolução nº 025/2017-CONSAD, de 29 de junho de 2017

O programa é composto por duas frentes de atuação:

I - Seminário de Integração - É uma atividade de capacitação que tem o objetivo de possibilitar ao servidor a sua socialização e integração no serviço público, contemplando atividades informativas, reflexivas e de planejamento essenciais para seu ingresso na UFRN

II - Trilhas de Capacitação Básica - As Trilhas são um conjunto de cursos de capacitação que possibilitam, por intermédio de caminhos flexíveis, a promoção do desenvolvimento de competências voltadas para o início da carreira do servidor ingressante na UFRN.

O PAP é uma ação da Pró-Reitoria de Graduação – PROGRAD, desenvolvida com apoio da Pró-Reitora de Gestão de Pessoas– PROGESP, destinada a formação continuada com vistas ao desenvolvimento e melhoria da qualidade do ensino de graduação na UFRN. Para isso, o PAP consiste na oferta de (mini)cursos, seminários, palestras e oficinas para professores e também para servidores de ensino superior que desenvolvem assessoria pedagógica nos cursos de graduação.

A PROGESP, em parceria com o Instituto Ágora, oferece aos servidores da UFRN bolsas de estudo em línguas estrangeiras. É um processo seletivo que ocorre duas vezes ao ano (antes do início de cada período letivo da UFRN), com critérios previstos em edital. As inscrições são realizadas via SIGRH.

Os cursos de línguas estrangeiras do Instituto Ágora além de serem considerados atividades de capacitação (podem ser utilizados na progressão por capacitação e não necessitam de compensação de jornada de trabalho), contribuem com o processo de internacionalização da UFRN.

Para saber mais sobre essa oportunidade de aprendizado acesse os últimos editais ou entre em contato com a Coordenadoria de Capacitação e Educação Profissional – CCEP.

Com o intuito de aperfeiçoar a gestão universitária, são ofertadas atividades de capacitação que buscam desenvolver competências necessárias ao exercício da gestão da UFRN. As etapas do programa são:

I – Curso Inicial para Gestores da UFRN (CIG) - Formação inicial através da construção de conhecimentos institucionais básicos e fundamentais para o exercício da gestão.

II – Trilhas de Aprendizagem para Gestores (TAG) - Cada gestor poderá construir sua trilha de aprendizagem articulando as especificidades e competências necessárias para o exercício da função ou cargo ocupado com os interesses institucionais e o seu desenvolvimento profissional e pessoal.

O programa de formação e desenvolvimento dos gestores leva em consideração o perfil profissional e as inscrições podem ser feitas diretamente pelo SIGRH.

Programa de Qualificação Institucional-PQI busca estimular o financiamento de cursos de pós-graduação para os técnico-administrativos e os docentes da instituição, garantindo assim que um percentual de servidores qualifique-se, sobretudo, nas áreas de formação alinhadas às áreas estratégicas da UFRN.

O Levantamento de Necessidade de Capacitação – LNC é uma ferramenta que visa mapear as necessidades de capacitação dos servidores, bem como, conhecer as intenções de participação nas atividades de capacitação e educação formal (graduação, especialização, mestrado e doutorado).

Trata-se de um instrumento embasado na gestão de competências e visa identificar as lacunas competências que precisam ser desenvolvidas pelo servidor, aprimorar o desempenho das unidades e à consecução dos objetivos estratégicos da UFRN.

O preenchimento do LNC também dá acesso aos servidores (técnico-administrativos e docentes) às prioridades de vagas disponibilizadas nas atividades de capacitação, incluindo o processo seletivo da PROGESP de concessão de bolsas em línguas estrangeiras.

Anualmente, por meio dos Sistemas Integrados (SIGRH, SIPAC, SIGAA), os servidores da UFRN são convidados a preencher o levantamento, o qual está dividido em três categorias: técnicos, docentes e gestores. A partir da análise dos dados apresentados, é elaborada a programação atividades de capacitação do ano seguinte.

Esse é, portanto, o canal para apresentar as suas demandas de capacitação e desenvolvimento a fim de que sejam contempladas nas ações ofertadas pela instituição. Participe!


Legislação (link)

O servidor pode encontrar mais informações sobre o processo o Programa de Capacitação nos seguinte link:

Resolução nº 025/2017-CONSAD, de 29 de junho de 2017

As demandas específicas são aquelas atividades que não foram contempladas no instrumento LNC e o gestor de um determinado setor identificou como uma capacitação necessária a ser desenvolvida. Ao identificar uma demanda específica, o gestor encaminha-nos uma solicitação de realização de uma ação de capacitação específica para o seu setor, contendo o detalhamento da proposta de ação e uma justificativa para sua realização. O envio da proposta é feito pelo e-mail capacitação@reitoria.ufrn.br.

Na análise da solicitação, são tomados como parâmetro a viabilidade orçamentária, a aplicabilidade, no setor/unidade, dos conhecimentos e/ou habilidades a serem desenvolvidos pelos servidores; a relação entre a atividade e o ambiente organizacional e a contribuição para o desenvolvimento de competências estratégicas para a instituição.


Legislação (link)

Resolução nº 025/2017-CONSAD, de 29 de junho de 2017


Para realizar a inscrição nas atividades de capacitação acesse: SIGRH> Portal do servidor > Capacitação > Inscrições> Realizar inscrições
Clique na caixa para escolher a atividade

Carga horária: 0h Tipo: Módulo

Objetivo: Compreender, escrever e falar em outro idioma.

Conteúdo Programado: Definidos pelo Instituto Ágora. ATENÇÃO: A inscrição pelo SIGRH em si NÃO é o requisito único para a obtenção da bolsa em língua estrangeira. A concessão da bolsa inclui-se num processo seletivo com critérios eliminatórios e classificatórios, previstos em edital - a inscrição pelo SIGRH é apenas um dos critérios, não o único. O edital pode ser consultado na página da Progesp: http://www.progesp.ufrn.br (Capacitação > Editais > Agora)

Metodologia: Definida pelo Instituto Ágora.

AGO - Francês Conversação 2019.1 - 3ª e 5ª (16h50 às 18h30)h

Vagas: 2

Data inicio matrículas: 10/01/2019

Data fim matrículas: 15/01/2019

Data inicio aulas: 25/02/2019

Data fim aulas: 25/07/2019


Carga horária: 0h Tipo: Módulo

Objetivo: Capacitar os servidores da UFRN em língua estrangeira

Conteúdo Programado: Definidos pelo Instituto Ágora. ATENÇÃO: A inscrição pelo SIGRH em si NÃO é o requisito único para a obtenção da bolsa em língua estrangeira. A concessão da bolsa inclui-se num processo seletivo com critérios eliminatórios e classificatórios, previstos em edital - a inscrição pelo SIGRH é apenas um dos critérios, não o único. O edital pode ser consultado na página da Progesp: http://www.progesp.ufrn.br (Capacitação > Editais > Agora)

Metodologia: Definida pelo Instituto Ágora.

AGO - Inglês Básico 2019.1 - 2ª e 4ª (16h50 às 18h30)h

Vagas: 5

Data inicio matrículas: 10/01/2019

Data fim matrículas: 15/01/2019

Data inicio aulas: 25/02/2019

Data fim aulas: 25/07/2019


Carga horária: 0h Tipo: Módulo

Objetivo: - Compreender o processo de planejamento, desenvolvimento e avaliação dos componentes curriculares no contexto institucional da educação superior e dos projetos pedagógicos dos cursos de graduação da UFRN; -Discutir alternativas pedagógicas para o exercício da docência e a melhoria da qualidade do ensino de graduação na UFRN. - Refletir sobre sua prática pedagógica, no sentido de potencializá-la na integração desta com uma ação educacional coletiva e institucional. - Oferecer subsídios aos professores para reflexão e aprofundamento sobre o processo de planejamento da prática docente, da execução do ensino e da avaliação da aprendizagem dos estudantes, pautados na ética profissional e no compromisso social da instituição.

Conteúdo Programado: Presencial Plano de Cargos e Carreira de Magistério Federal. - A UFRN por dentro: Estrutura Organizacional, Plano de Desenvolvimento Institucional e Plano de Gestão. - Extensão na UFRN. - ADURN. - Pós-Graduação na UFRN. - Regulamento dos Cursos de Graduação da UFRN. - Turma Virtual do SIGAA. - Planejamento. Caracterização dos níveis de planejamento do ensino; Objetivos e conteúdo do planejamento do ensino; Elaboração de planos de ensino. - Metodologias ativas de ensino. Introdução; Sala de aula invertida; Instrução entre pares; Ensino baseado em projetos; Relatos de experiência do uso de metodologias ativas de ensino na UFRN. - Avaliação. Tipos, objetos e objetivos da avaliação; Instrumentos avaliativos; elaboração e correção de questões; Regulamentações internas a respeito da avaliação. Modalidade a distancia - SIGAA Módulo I - Ética no serviço público Módulo II - Regime jurídico Único e o estágio Probatório na UFRN Módulo III- Sistemas Integrados da UFRN Módulo IV - Educação superior e discentes com necessidades educacionais especiais

Metodologia: Presencial: Exposição dos conteúdos da oficina de forma dialogada e participativa, permitindo a troca de experiências entre os participantes, com a utilização de aplicativos computacionais que favorecem o planejamento das turmas, a utilização de metodologias ativas de ensino e aplicação e correção de instrumentos avaliativos. EAD: Utilização do SIGAA

PAP - Curso de Atualização Pedagógica 2019.1 (Turma Exatas)h

Vagas: 20

Data inicio matrículas: 07/01/2019

Data fim matrículas: 15/01/2019

Data inicio aulas: 21/01/2019

Data fim aulas: 31/01/2019


Carga horária: 0h Tipo: Módulo

Objetivo: Compreender o processo de planejamento, desenvolvimento e avaliação dos componentes curriculares no contexto institucional da educação superior e dos projetos pedagógicos dos cursos de graduação da UFRN; -Discutir alternativas pedagógicas para o exercício da docência e a melhoria da qualidade do ensino de graduação na UFRN. - Refletir sobre sua prática pedagógica, no sentido de potencializá-la na integração desta com uma ação educacional coletiva e institucional. - Oferecer subsídios aos professores para reflexão e aprofundamento sobre o processo de planejamento da prática docente, da execução do ensino e da avaliação da aprendizagem dos estudantes, pautados na ética profissional e no compromisso social da instituição.

Conteúdo Programado: Presencial Plano de Cargos e Carreira de Magistério Federal. - A UFRN por dentro: Estrutura Organizacional, Plano de Desenvolvimento Institucional e Plano de Gestão. - Extensão na UFRN. - ADURN. - Pós-Graduação na UFRN. - Regulamento dos Cursos de Graduação da UFRN. - Turma Virtual do SIGAA. - Planejamento. Caracterização dos níveis de planejamento do ensino; Objetivos e conteúdo do planejamento do ensino; Elaboração de planos de ensino. - Metodologias ativas de ensino. Introdução; Sala de aula invertida; Instrução entre pares; Ensino baseado em projetos; Relatos de experiência do uso de metodologias ativas de ensino na UFRN. - Avaliação. Tipos, objetos e objetivos da avaliação; Instrumentos avaliativos; elaboração e correção de questões; Regulamentações internas a respeito da avaliação. Modalidade a distancia - SIGAA Módulo I - Ética no serviço público Módulo II - Regime jurídico Único e o estágio Probatório na UFRN Módulo III- Sistemas Integrados da UFRN Módulo IV - Educação superior e discentes com necessidades educacionais especiais

Metodologia: Palestras e oficinas

PAP - Curso de Atualização Pedagógica 2019.1 (Turma Humanas)h

Vagas: 30

Data inicio matrículas: 07/01/2019

Data fim matrículas: 15/01/2019

Data inicio aulas: 21/01/2019

Data fim aulas: 01/02/2019


Carga horária: 0h Tipo: Módulo

Objetivo: Compreender, escrever e falar em outro idioma.

Conteúdo Programado: Definidos pelo Instituto Ágora. ATENÇÃO: A inscrição pelo SIGRH em si NÃO é o requisito único para a obtenção da bolsa em língua estrangeira. A concessão da bolsa inclui-se num processo seletivo com critérios eliminatórios e classificatórios, previstos em edital - a inscrição pelo SIGRH é apenas um dos critérios, não o único. O edital pode ser consultado na página da Progesp: http://www.progesp.ufrn.br (Capacitação > Editais > Agora)

Metodologia: Definida pelo Instituto Ágora.

AGO - Francês Básico 2019.1 - 2ª e 4ª (10h50 às 12h30)h

Vagas: 2

Data inicio matrículas: 10/01/2019

Data fim matrículas: 15/01/2019

Data inicio aulas: 25/02/2019

Data fim aulas: 25/07/2019


Carga horária: 0h Tipo: Módulo

Objetivo: Capacitar os servidores da UFRN em língua estrangeira

Conteúdo Programado: Definidos pelo Instituto Ágora. ATENÇÃO: A inscrição pelo SIGRH em si NÃO é o requisito único para a obtenção da bolsa em língua estrangeira. A concessão da bolsa inclui-se num processo seletivo com critérios eliminatórios e classificatórios, previstos em edital - a inscrição pelo SIGRH é apenas um dos critérios, não o único. O edital pode ser consultado na página da Progesp: http://www.progesp.ufrn.br (Capacitação > Editais > Agora)

Metodologia: Definida pelo Instituto Ágora.

AGO - Inglês Básico 2019.1 - 2ª e 4ª (10h50 às 12h30)h

Vagas: 3

Data inicio matrículas: 10/01/2019

Data fim matrículas: 15/01/2019

Data inicio aulas: 25/02/2019

Data fim aulas: 25/07/2019


Carga horária: 40h Tipo: Módulo

Objetivo: Compreender o processo de planejamento, desenvolvimento e avaliação dos componentes curriculares no contexto institucional da educação superior e dos projetos pedagógicos dos cursos de graduação da UFRN; -Discutir alternativas pedagógicas para o exercício da docência e a melhoria da qualidade do ensino de graduação na UFRN. - Refletir sobre sua prática pedagógica, no sentido de potencializá-la na integração desta com uma ação educacional coletiva e institucional. - Oferecer subsídios aos professores para reflexão e aprofundamento sobre o processo de planejamento da prática docente, da execução do ensino e da avaliação da aprendizagem dos estudantes, pautados na ética profissional e no compromisso social da instituição.

Conteúdo Programado: Presencial Plano de Cargos e Carreira de Magistério Federal. - A UFRN por dentro: Estrutura Organizacional, Plano de Desenvolvimento Institucional e Plano de Gestão. - Extensão na UFRN. - ADURN. - Pós-Graduação na UFRN. - Regulamento dos Cursos de Graduação da UFRN. - Aspectos Legais da atuação acadêmica do docente da EBTT - Turma Virtual do SIGAA. - Planejamento. Caracterização dos níveis de planejamento do ensino; Objetivos e conteúdo do planejamento do ensino; Elaboração de planos de ensino. - Metodologias ativas de ensino. Introdução; Sala de aula invertida; Instrução entre pares; Ensino baseado em projetos; Relatos de experiência do uso de metodologias ativas de ensino na UFRN. - Avaliação. Tipos, objetos e objetivos da avaliação; Instrumentos avaliativos; elaboração e correção de questões; Regulamentações internas a respeito da avaliação. Modalidade a distancia - SIGAA Módulo I - Ética no serviço público Módulo II - Regime jurídico Único e o estágio Probatório na UFRN Módulo III- Sistemas Integrados da UFRN Módulo IV - Educação superior e discentes com necessidades educacionais especiais

Metodologia: Palestras e oficinas

PAP - Curso de Atualização Pedagógica 2019.1 (Turma NEI)h

Vagas: 10

Data inicio matrículas: 07/01/2019

Data fim matrículas: 15/01/2019

Data inicio aulas: 21/01/2019

Data fim aulas: 01/02/2019


Carga horária: 0h Tipo: Módulo

Objetivo: Compreender o processo de planejamento, desenvolvimento e avaliação dos componentes curriculares no contexto institucional da educação superior e dos projetos pedagógicos dos cursos de graduação da UFRN; -Discutir alternativas pedagógicas para o exercício da docência e a melhoria da qualidade do ensino de graduação na UFRN. - Refletir sobre sua prática pedagógica, no sentido de potencializá-la na integração desta com uma ação educacional coletiva e institucional. - Oferecer subsídios aos professores para reflexão e aprofundamento sobre o processo de planejamento da prática docente, da execução do ensino e da avaliação da aprendizagem dos estudantes, pautados na ética profissional e no compromisso social da instituição.

Conteúdo Programado: Presencial Plano de Cargos e Carreira de Magistério Federal. - A UFRN por dentro: Estrutura Organizacional, Plano de Desenvolvimento Institucional e Plano de Gestão. - Extensão na UFRN. - ADURN. - Pós-Graduação na UFRN. - Regulamento dos Cursos de Graduação da UFRN. - Turma Virtual do SIGAA. - Planejamento. Caracterização dos níveis de planejamento do ensino; Objetivos e conteúdo do planejamento do ensino; Elaboração de planos de ensino. - Metodologias ativas de ensino. Introdução; Sala de aula invertida; Instrução entre pares; Ensino baseado em projetos; Relatos de experiência do uso de metodologias ativas de ensino na UFRN. - Avaliação. Tipos, objetos e objetivos da avaliação; Instrumentos avaliativos; elaboração e correção de questões; Regulamentações internas a respeito da avaliação. Modalidade a distancia - SIGAA Módulo I - Ética no serviço público Módulo II - Regime jurídico Único e o estágio Probatório na UFRN Módulo III- Sistemas Integrados da UFRN Módulo IV - Educação superior e discentes com necessidades educacionais especiais

Metodologia: Palestras e oficinas

PAP - Curso de Atualização Pedagógica 2019.1 (Turma Saúde)h

Vagas: 20

Data inicio matrículas: 07/01/2019

Data fim matrículas: 15/01/2019

Data inicio aulas: 21/01/2019

Data fim aulas: 01/02/2019


Carga horária: 0h Tipo: Módulo

Objetivo: Compreender, escrever e falar em outro idioma.

Conteúdo Programado: Definidos pelo Instituto Ágora. ATENÇÃO: A inscrição pelo SIGRH em si NÃO é o requisito único para a obtenção da bolsa em língua estrangeira. A concessão da bolsa inclui-se num processo seletivo com critérios eliminatórios e classificatórios, previstos em edital - a inscrição pelo SIGRH é apenas um dos critérios, não o único. O edital pode ser consultado na página da Progesp: http://www.progesp.ufrn.br (Capacitação > Editais > Agora)

Metodologia: Definida pelo Instituto Ágora.

AGO - Francês Básico 2019.1 - 2ª e 4ª (16h50 às 18h30)h

Vagas: 2

Data inicio matrículas: 10/01/2019

Data fim matrículas: 15/01/2019

Data inicio aulas: 25/02/2019

Data fim aulas: 25/07/2019


Carga horária: 0h Tipo: Módulo

Objetivo: Compreender, escrever e falar em outro idioma.

Conteúdo Programado: Definidos pelo Instituto Ágora. ATENÇÃO: A inscrição pelo SIGRH em si NÃO é o requisito único para a obtenção da bolsa em língua estrangeira. A concessão da bolsa inclui-se num processo seletivo com critérios eliminatórios e classificatórios, previstos em edital - a inscrição pelo SIGRH é apenas um dos critérios, não o único. O edital pode ser consultado na página da Progesp: http://www.progesp.ufrn.br (Capacitação > Editais > Agora)

Metodologia: Definida pelo Instituto Ágora.

AGO - Francês Básico 2019.1 - 3ª e 5ª (16h50 às 18h30)h

Vagas: 4

Data inicio matrículas: 10/01/2019

Data fim matrículas: 15/01/2019

Data inicio aulas: 25/02/2019

Data fim aulas: 25/07/2019


Carga horária: 0h Tipo: Módulo

Objetivo: Compreender, escrever e falar em outro idioma.

Conteúdo Programado: Definidos pelo Instituto Ágora. ATENÇÃO: A inscrição pelo SIGRH em si NÃO é o requisito único para a obtenção da bolsa em língua estrangeira. A concessão da bolsa inclui-se num processo seletivo com critérios eliminatórios e classificatórios, previstos em edital - a inscrição pelo SIGRH é apenas um dos critérios, não o único. O edital pode ser consultado na página da Progesp: http://www.progesp.ufrn.br (Capacitação > Editais > Agora)

Metodologia: Definida pelo Instituto Ágora.

AGO - Alemão Básico 2019.1 - 2ª e 4ª (14h55 às 16h35)h

Vagas: 1

Data inicio matrículas: 10/01/2019

Data fim matrículas: 15/01/2019

Data inicio aulas: 25/02/2019

Data fim aulas: 25/07/2019


Carga horária: 0h Tipo: Módulo

Objetivo: Compreender, escrever e falar em outro idioma.

Conteúdo Programado: Definidos pelo Instituto Ágora. ATENÇÃO: A inscrição pelo SIGRH em si NÃO é o requisito único para a obtenção da bolsa em língua estrangeira. A concessão da bolsa inclui-se num processo seletivo com critérios eliminatórios e classificatórios, previstos em edital - a inscrição pelo SIGRH é apenas um dos critérios, não o único. O edital pode ser consultado na página da Progesp: http://www.progesp.ufrn.br (Capacitação > Editais > Agora)

Metodologia: Definida pelo Instituto Ágora.

AGO - Alemão Básico 2019.1 - 3ª e 5ª (16h50 às 18h30)h

Vagas: 1

Data inicio matrículas: 10/01/2019

Data fim matrículas: 15/01/2019

Data inicio aulas: 25/02/2019

Data fim aulas: 25/07/2019


Carga horária: 0h Tipo: Módulo

Objetivo: Compreender, escrever e falar em outro idioma.

Conteúdo Programado: Definidos pelo Instituto Ágora. ATENÇÃO: A inscrição pelo SIGRH em si NÃO é o requisito único para a obtenção da bolsa em língua estrangeira. A concessão da bolsa inclui-se num processo seletivo com critérios eliminatórios e classificatórios, previstos em edital - a inscrição pelo SIGRH é apenas um dos critérios, não o único. O edital pode ser consultado na página da Progesp: http://www.progesp.ufrn.br (Capacitação > Editais > Agora)

Metodologia: Definida pelo Instituto Ágora.

AGO - Alemão Básico 2019.1 - Sábado (07h50 às 11h40)h

Vagas: 1

Data inicio matrículas: 10/01/2019

Data fim matrículas: 15/01/2019

Data inicio aulas: 25/02/2019

Data fim aulas: 25/07/2019


Carga horária: 0h Tipo: Módulo

Objetivo: Compreender, escrever e falar em outro idioma.

Conteúdo Programado: Definidos pelo Instituto Ágora. ATENÇÃO: A inscrição pelo SIGRH em si NÃO é o requisito único para a obtenção da bolsa em língua estrangeira. A concessão da bolsa inclui-se num processo seletivo com critérios eliminatórios e classificatórios, previstos em edital - a inscrição pelo SIGRH é apenas um dos critérios, não o único. O edital pode ser consultado na página da Progesp: http://www.progesp.ufrn.br (Capacitação > Editais > Agora)

Metodologia: Definida pelo Instituto Ágora.

AGO - Espanhol Conversação 2019.1 - Sábado (07h50 às 11h40)h

Vagas: 2

Data inicio matrículas: 10/01/2019

Data fim matrículas: 15/01/2019

Data inicio aulas: 25/02/2019

Data fim aulas: 25/07/2019


Carga horária: 0h Tipo: Módulo

Objetivo: Compreender, escrever e falar em outro idioma.

Conteúdo Programado: Definidos pelo Instituto Ágora. ATENÇÃO: A inscrição pelo SIGRH em si NÃO é o requisito único para a obtenção da bolsa em língua estrangeira. A concessão da bolsa inclui-se num processo seletivo com critérios eliminatórios e classificatórios, previstos em edital - a inscrição pelo SIGRH é apenas um dos critérios, não o único. O edital pode ser consultado na página da Progesp: http://www.progesp.ufrn.br (Capacitação > Editais > Agora)

Metodologia: Definida pelo Instituto Ágora.

AGO - Espanhol Básico 2019.1 - 2ª e 4ª (16h50 às 18h30)h

Vagas: 3

Data inicio matrículas: 10/01/2019

Data fim matrículas: 15/01/2019

Data inicio aulas: 25/02/2019

Data fim aulas: 25/07/2019


Carga horária: 0h Tipo: Módulo

Objetivo: Compreender, escrever e falar em outro idioma.

Conteúdo Programado: Definidos pelo Instituto Ágora. ATENÇÃO: A inscrição pelo SIGRH em si NÃO é o requisito único para a obtenção da bolsa em língua estrangeira. A concessão da bolsa inclui-se num processo seletivo com critérios eliminatórios e classificatórios, previstos em edital - a inscrição pelo SIGRH é apenas um dos critérios, não o único. O edital pode ser consultado na página da Progesp: http://www.progesp.ufrn.br (Capacitação > Editais > Agora)

Metodologia: Definida pelo Instituto Ágora.

AGO - Francês Básico 2019.1 - Sábado (07h50 às 11h40)h

Vagas: 2

Data inicio matrículas: 10/01/2019

Data fim matrículas: 15/01/2019

Data inicio aulas: 25/02/2019

Data fim aulas: 25/07/2019


Carga horária: 0h Tipo: Módulo

Objetivo: Capacitar os servidores da UFRN em língua estrangeira

Conteúdo Programado: Definidos pelo Instituto Ágora. ATENÇÃO: A inscrição pelo SIGRH em si NÃO é o requisito único para a obtenção da bolsa em língua estrangeira. A concessão da bolsa inclui-se num processo seletivo com critérios eliminatórios e classificatórios, previstos em edital - a inscrição pelo SIGRH é apenas um dos critérios, não o único. O edital pode ser consultado na página da Progesp: http://www.progesp.ufrn.br (Capacitação > Editais > Agora)

Metodologia: Definida pelo Instituto Ágora.

AGO - Inglês Conversação 2019.1 - 2ª e 4ª (16h50 às 18h30)h

Vagas: 5

Data inicio matrículas: 10/01/2019

Data fim matrículas: 15/01/2019

Data inicio aulas: 25/02/2019

Data fim aulas: 25/07/2019


Carga horária: 0h Tipo: Módulo

Objetivo: Capacitar os servidores da UFRN em língua estrangeira

Conteúdo Programado: Definidos pelo Instituto Ágora. ATENÇÃO: A inscrição pelo SIGRH em si NÃO é o requisito único para a obtenção da bolsa em língua estrangeira. A concessão da bolsa inclui-se num processo seletivo com critérios eliminatórios e classificatórios, previstos em edital - a inscrição pelo SIGRH é apenas um dos critérios, não o único. O edital pode ser consultado na página da Progesp: http://www.progesp.ufrn.br (Capacitação > Editais > Agora)

Metodologia: Definida pelo Instituto Ágora.

AGO - Inglês Acadêmico 2019.1 - 2ª e 4ª (16h50 às 18h30)h

Vagas: 5

Data inicio matrículas: 10/01/2019

Data fim matrículas: 15/01/2019

Data inicio aulas: 25/02/2019

Data fim aulas: 25/07/2019


Carga horária: 0h Tipo: Módulo

Objetivo: Capacitar os servidores da UFRN em língua estrangeira

Conteúdo Programado: Definidos pelo Instituto Ágora. ATENÇÃO: A inscrição pelo SIGRH em si NÃO é o requisito único para a obtenção da bolsa em língua estrangeira. A concessão da bolsa inclui-se num processo seletivo com critérios eliminatórios e classificatórios, previstos em edital - a inscrição pelo SIGRH é apenas um dos critérios, não o único. O edital pode ser consultado na página da Progesp: http://www.progesp.ufrn.br (Capacitação > Editais > Agora)

Metodologia: Definida pelo Instituto Ágora.

AGO - Inglês Acadêmico 2019.1 - 3ª e 5ª (16h50 às 18h30)h

Vagas: 5

Data inicio matrículas: 10/01/2019

Data fim matrículas: 15/01/2019

Data inicio aulas: 25/02/2019

Data fim aulas: 25/07/2019


Carga horária: 0h Tipo: Módulo

Objetivo: Capacitar os servidores da UFRN em língua estrangeira

Conteúdo Programado: Definidos pelo Instituto Ágora. ATENÇÃO: A inscrição pelo SIGRH em si NÃO é o requisito único para a obtenção da bolsa em língua estrangeira. A concessão da bolsa inclui-se num processo seletivo com critérios eliminatórios e classificatórios, previstos em edital - a inscrição pelo SIGRH é apenas um dos critérios, não o único. O edital pode ser consultado na página da Progesp: http://www.progesp.ufrn.br (Capacitação > Editais > Agora)

Metodologia: Definida pelo Instituto Ágora.

AGO - Inglês Básico 2019.1 - Sábado (7h50 às 11h40)h

Vagas: 4

Data inicio matrículas: 10/01/2019

Data fim matrículas: 15/01/2019

Data inicio aulas: 25/02/2019

Data fim aulas: 25/07/2019


Carga horária: 0h Tipo: Módulo

Objetivo: Capacitar os servidores da UFRN em língua estrangeira

Conteúdo Programado: Definidos pelo Instituto Ágora. ATENÇÃO: A inscrição pelo SIGRH em si NÃO é o requisito único para a obtenção da bolsa em língua estrangeira. A concessão da bolsa inclui-se num processo seletivo com critérios eliminatórios e classificatórios, previstos em edital - a inscrição pelo SIGRH é apenas um dos critérios, não o único. O edital pode ser consultado na página da Progesp: http://www.progesp.ufrn.br (Capacitação > Editais > Agora)

Metodologia: Definida pelo Instituto Ágora.

AGO - Inglês Básico 2019.1 - 2ª e 4ª (13h às 14h40)h

Vagas: 35

Data inicio matrículas: 14/02/2019

Data fim matrículas: 15/02/2019

Data inicio aulas: 25/02/2019

Data fim aulas: 25/07/2019


Carga horária: 0h Tipo: Módulo

Objetivo: Apresentar uma abordagem da inovação no setor público

Conteúdo Programado: Conceito. Métodos inovadores para melhorias de processos e serviços nas organizações públicas.

Metodologia: Palestra/oficina

CAP/TRILHAS - Inovação e criatividade no setor públicoh

Vagas: 35

Data inicio matrículas: 24/01/2019

Data fim matrículas: 11/02/2019

Data inicio aulas: 18/02/2019

Data fim aulas: 01/03/2019


Carga horária: 0h Tipo: Módulo

Objetivo: Inserir o Servidor no Contexto Organizacional.

Conteúdo Programado: Conhecendo a UFRN: Estrutura Organizacional, Plano de Desenvolvimento Institucional e Plano de Gestão. Administração do Tempo. Plano de Carreira dos servidores Técnico-Administrativos - PCCTAE. Referências Legais para o servidor – Regime Jurídico Único. Capacitação e Qualificação do Servidor Público da UFRN. Acompanhamento e Avaliação no Estágio Probatório. Novo Regime de Previdência Complementar do Servidor Público – FUNPRESP. Conhecendo os Sistemas Integrados de Gestão de Atividades da UFRN (SIGRH/SIGAA). Auxílios e Benefícios do Servidor. Aprendendo e Convivendo com Pessoas com Deficiências. Discutindo a Diversidade no Ambiente de Trabalho . O Papel da Ouvidoria na UFRN. Apresentação do Projeto: Escritório de Ideias. Qualidade de Vida no Trabalho. Ações do SISTEST na UFRN. Políticas de Atenção à Saúde do Servidor (Exames Periódicos, Saúde Ocupacional, etc.). Administrando as Emoções no Ambiente de Trabalho.

Metodologia: Aulas Expositivas e Dialogadas.

CAP - 18º Seminário de Integração ao Serviço Públicoh

Vagas: 55

Data inicio matrículas: 28/01/2019

Data fim matrículas: 14/02/2019

Data inicio aulas: 26/02/2019

Data fim aulas: 28/02/2019


Carga horária: 0h Tipo: Módulo

Objetivo: Capacitar os servidores da UFRN quanto a necessidade de conhecimento e utilização dos sistemas integrados da UFRN (Sistemas SIG).

Conteúdo Programado: Introdução aos sistemas integrados; Portal Público do SIGRH; Menu Servidor (Operações disponíveis no Portal do Servidor); Férias; Afastamentos; Capacitação; Frequência; Avaliação de Desempenho; Registro de Dependentes; Solicitações de Plano de Saúde; Portal Público do SIPAC; Cadastro de Processos; Cadastro e Recebimento de Memorandos; Portal Público do SIGAA.

Metodologia: O curso será realizado através da interação entre o instrutor e os alunos, por meio da plataforma do SIGAA, utilizando material didático específico, com a realização de atividades a distância por meio da turma virtual do SIGAA. - Será cobrado do aluno participação nos fóruns e atividades postadas no SIGAA, pois através dessas o aluno comprovará seu conhecimento e envolvimento com o curso.

EAD/TRILHAS - Sistemas Informatizados da UFRNh

Vagas: 98

Data inicio matrículas: 24/01/2019

Data fim matrículas: 11/02/2019

Data inicio aulas: 19/02/2019

Data fim aulas: 27/03/2019


Carga horária: 0h Tipo: Módulo

Objetivo: Promover um espaço de sensibilização acerca da importância do manejo de emoções nos diferentes contextos de trabalho; Apresentar os benefícios do gerenciamento consciente e instruído das emoções em contextos laborais; Suscitar reflexões acerca da dinâmica emocional vigente nas equipes de trabalho dos participantes; Apresentar técnicas cognitivas e comportamentais voltadas ao melhor gerenciamento das emoções nos ambientes de trabalho, tanto as do próprio servidor, quanto as de sua equipe.

Conteúdo Programado: A evolução da compreensão das emoções; Emoções em contextos de trabalho - tendências e mitos; Trabalho Emocional e Regulação Emocional; Benefícios da gestão de emoções no ambiente de trabalho; O papel do autoconhecimento emocional; Técnicas de regulação emocional para uso individual e em equipe.

Metodologia: Apresentação expositiva; Dinâmicas de grupo; Recursos Audiovisuais; Estudos de caso.

CAP/TRILHAS - Administrando as emoções no ambiente de trabalhoh

Vagas: 20

Data inicio matrículas: 24/01/2019

Data fim matrículas: 11/02/2019

Data inicio aulas: 19/02/2019

Data fim aulas: 26/02/2019


Carga horária: 0h Tipo: Módulo

Objetivo: Compreender, escrever e falar em outro idioma.

Conteúdo Programado: Definidos pelo Instituto Ágora. ATENÇÃO: A inscrição pelo SIGRH em si NÃO é o requisito único para a obtenção da bolsa em língua estrangeira. A concessão da bolsa inclui-se num processo seletivo com critérios eliminatórios e classificatórios, previstos em edital - a inscrição pelo SIGRH é apenas um dos critérios, não o único. O edital pode ser consultado na página da Progesp: http://www.progesp.ufrn.br (Capacitação > Editais > Agora)

Metodologia: Definida pelo Instituto Ágora.

AGO - Espanhol Básico 2019.1 - 3ª e 5ª (10h50 às 12h30)h

Vagas: 3

Data inicio matrículas: 10/01/2019

Data fim matrículas: 15/01/2019

Data inicio aulas: 25/02/2019

Data fim aulas: 25/07/2019


Carga horária: 0h Tipo: Módulo

Objetivo: Compreender, escrever e falar em outro idioma.

Conteúdo Programado: Definidos pelo Instituto Ágora. ATENÇÃO: A inscrição pelo SIGRH em si NÃO é o requisito único para a obtenção da bolsa em língua estrangeira. A concessão da bolsa inclui-se num processo seletivo com critérios eliminatórios e classificatórios, previstos em edital - a inscrição pelo SIGRH é apenas um dos critérios, não o único. O edital pode ser consultado na página da Progesp: http://www.progesp.ufrn.br (Capacitação > Editais > Agora)

Metodologia: Definida pelo Instituto Ágora.

AGO - Espanhol Básico 2019.1 - Sexta (18h45 às 22h15)h

Vagas: 2

Data inicio matrículas: 10/01/2019

Data fim matrículas: 15/01/2019

Data inicio aulas: 25/02/2019

Data fim aulas: 25/07/2019


Carga horária: 0h Tipo: Módulo

Objetivo: Capacitar os servidores da UFRN em língua estrangeira

Conteúdo Programado: Definidos pelo Instituto Ágora. ATENÇÃO: A inscrição pelo SIGRH em si NÃO é o requisito único para a obtenção da bolsa em língua estrangeira. A concessão da bolsa inclui-se num processo seletivo com critérios eliminatórios e classificatórios, previstos em edital - a inscrição pelo SIGRH é apenas um dos critérios, não o único. O edital pode ser consultado na página da Progesp: http://www.progesp.ufrn.br (Capacitação > Editais > Agora)

Metodologia: Definida pelo Instituto Ágora.

AGO - Inglês Básico 2019.1 - 3ª e 5ª (16h50 às 18h30)h

Vagas: 3

Data inicio matrículas: 10/01/2019

Data fim matrículas: 15/01/2019

Data inicio aulas: 25/02/2019

Data fim aulas: 25/07/2019


Carga horária: 0h Tipo: Módulo

Objetivo: Capacitar os servidores da UFRN em língua estrangeira

Conteúdo Programado: Definidos pelo Instituto Ágora. ATENÇÃO: A inscrição pelo SIGRH em si NÃO é o requisito único para a obtenção da bolsa em língua estrangeira. A concessão da bolsa inclui-se num processo seletivo com critérios eliminatórios e classificatórios, previstos em edital - a inscrição pelo SIGRH é apenas um dos critérios, não o único. O edital pode ser consultado na página da Progesp: http://www.progesp.ufrn.br (Capacitação > Editais > Agora)

Metodologia: Definida pelo Instituto Ágora.

AGO - Inglês Básico 2019.1 - 3ª e 5ª (10h50 às 12h30)h

Vagas: 5

Data inicio matrículas: 10/01/2019

Data fim matrículas: 15/01/2019

Data inicio aulas: 25/02/2019

Data fim aulas: 25/07/2019


Carga horária: 0h Tipo: Módulo

Objetivo: Apresentar os modos de configuração e encaminhamentos do assédio moral no trabalho.

Conteúdo Programado: Conceituação e identificação do assédio moral e usa invisibilidade na cultura organizacional e sensibilização frente aos impactos do assédio na saúde psíquica. Estudos de casos e estratégias de identificação de assédio moral no trabalho.

Metodologia: Fórum de debate. Video e material didático interativo.

EAD/TRILHAS - Assédio Moral no Trabalhoh

Vagas: 71

Data inicio matrículas: 27/02/2019

Data fim matrículas: 07/03/2019

Data inicio aulas: 12/03/2019

Data fim aulas: 04/04/2019


Carga horária: 0h Tipo: Módulo

Objetivo: Proporcionar um espaço de reflexão e desenvolvimento de habilidades para a gestão do tempo, construindo estratégias para melhoria da qualidade de vida e aumento da produtividade no ambiente de trabalho.

Conteúdo Programado: Gestão do Tempo – Elementos Iniciais: Conceitos, Importância e Benefícios. Atividade: Diagnóstico Individual. Tríade do Tempo: Importante, Urgente e Circunstancial. Recursos Tecnológicos e seus Impactos na Gestão do Tempo. Atividade: Executando da Tríade do Tempo no Trabalho. Qualidade de Vida e Produtividade: recursos para a melhoria da Produtividade. Atividade: Pondo em Prática a Gestão do Tempo e utilização de recursos de Produtividade. Projetando a Melhoria da Produtividade no ambiente de trabalho: da organização da agenda à condução de atividades em grupo. Avaliação Final: Reestruturação do trabalho.

Metodologia: 30 horas de atividades à distância, com uso de recursos textuais, vídeos e atividades, com interação constante com o Instrutor.

EAD/TRILHAS - Gestão do Tempoh

Vagas: 60

Data inicio matrículas: 27/02/2019

Data fim matrículas: 12/03/2019

Data inicio aulas: 19/03/2019

Data fim aulas: 24/04/2019


Carga horária: 0h Tipo: Módulo

Objetivo: Introduzir noções de direito administrativo aplicadas à gestão pública, com o objetivo de capacitar os gestores da UFRN, visando a um desempenho mais qualificado da função.

Conteúdo Programado: Módulo I - Introdução ao Direito Administrativo; Princípios da Administração Pública; Administração Pública; Organização Administrativa. Módulo II - Poderes da Administração; Atos Administrativos; Controle da Administração Pública; Tribunal de Contas da União e Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União, Ministério Público da União. Módulo III - Serviços públicos; Agentes Públicos; Responsabilidade Civil do Estado; Responsabilidade dos Servidores. Módulo IV - Improbidade Administrativa; Processo Administrativo; Contratos Administrativos.

Metodologia: O conteúdo do curso será ministrado com a interação virtual entre o instrutor e os participantes, através do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), onde será disponibilizado material didático específico para a realização das atividades. Através da turma virtual a ser criada no SIGAA, serão criados fóruns de discussão para a participação dos servidores, bem assim postadas as atividades do curso.

CEG/EAD - Noções de Direito Administrativo aplicadas à gestão pública.h

Vagas: 60

Data inicio matrículas: 07/03/2019

Data fim matrículas: 14/03/2019

Data inicio aulas: 19/03/2019

Data fim aulas: 24/04/2019


Carga horária: 0h Tipo: Módulo

Objetivo: Proporcionar um espaço de reflexão e desenvolvimento de habilidades para o planejamento, execução e acompanhamento das ações definidas nas reuniões, de forma que seja otimizado o tempo gasto e alcançado seus resultados.

Conteúdo Programado: Apresentação, expectativas, discussão sobre experiências prévias. Condução. Acompanhamento das atividades definidas.

Metodologia: Aula expositiva.

CEG - Técnicas para uma reunião mais produtivah

Vagas: 20

Data inicio matrículas: 07/03/2019

Data fim matrículas: 14/03/2019

Data inicio aulas: 19/03/2019

Data fim aulas: 09/04/2019


Carga horária: 0h Tipo: Módulo

Objetivo: Analisar os princípios e normas que regem o processo administrativo no âmbito da administração pública federal (Lei nº 9.784/99), dando ênfase para o processo (físico ou eletrônico) que tramita na UFRN; Capacitar o servidor, dando-lhe um embasamento teórico e prático para a instrução e análise de um processo administrativo.

Conteúdo Programado: - Revisão: Lei nº 8.112/90 – UFRN - TCU – CGU – AGU - MP. - Lei nº 9.784/99: Conceito – Disposições gerais – Princípios do processo administrativo – Competência – Impedimento e Suspeição – Direitos e deveres do administrado – Início do processo – Interessados – Forma, tempo e lugar dos atos processuais – Comunicação dos atos processuais – Fases do processo administrativo – Dever de decidir – Motivação – Extinção do processo – Anulação, revogação e convalidação – Recursos do processo administrativo. – Revisão do processo administrativo – Prazos – Sanções – Prioridade no trâmite dos procedimentos administrativos. - Noções básicas de processo administrativo disciplinar – Procedimento de ressarcimento ao erário. O processo administrativo por meio eletrônico (Decreto nº 8.539/2015). Código de participação, proteção e defesa dos direitos do usuário dos serviços públicos da administração pública (Lei nº 13.460/17). Simplificação no atendimento prestado aos usuários dos serviços públicos (Decreto nº 9.094/2017).

Metodologia: - As atividades serão desenvolvidas através de aulas expositivas, com utilização de recursos multimídia (data show etc); - Aplicação de exercícios para memorização do conteúdo ministrado; - Debates acerca de pontos do assunto. - Os alunos utilizarão caneta e papel para as anotações, bem como terão acesso ao material didático disponibilizado no ambiente virtual a ser criado no SIGAA.

CAP/TRILHAS- PROCESSO ADMINISTRATIVO NA UFRNh

Vagas: 40

Data inicio matrículas: 07/03/2019

Data fim matrículas: 13/03/2019

Data inicio aulas: 19/03/2019

Data fim aulas: 23/04/2019


Carga horária: 0h Tipo: Módulo

Objetivo: Compreender a importância do uso da Libras como mecanismo de inclusão de surdos e conhecer a sua legislação específica; Desenvolver habilidades básicas necessárias para a aquisição e uso da Libras; Conhecer, identificar e utilizar corretamente os parâmetros da Libras; Adquirir vocabulário inicial que permita usar a Libras para uma comunicação entre surdos e ouvintes; Conhecer a Escrita de Sinais.

Conteúdo Programado: UNIDADE I 1. Língua de sinais 2. Libras 3. Alfabeto manual / datilologia 4. Números e suas aplicações 5. Vocabulário em Libras referente aos temas da unidade e de acordo com necessidades específicas da turma 6. Atividades práticas com os sinais aprendidos UNIDADE II 7. Parâmetros da Libras 8. O surdo e a surdez 9. Cultura e Identidade surda 10. Aspectos Linguísticos da Libras 11. Vocabulário em Libras referente aos temas da unidade e de acordo com necessidades específicas da turma 12. Atividades práticas com os sinais aprendidos UNIDADE III 13. Introdução à Tradução-Interpretação 14. Surdos falantes da Libras 15. Legislação referente a Libras 16. Escrita de Sinais 17. Vocabulário em Libras referente aos temas da unidade e de acordo com necessidades específicas da turma 18. Atividades práticas com os sinais aprendidos

Metodologia: Serão utilizadas aulas expositivas e dialogadas, com o uso de recursos visuais. Os conteúdos conceituais serão apresentados de maneira mais prática possível, explorando exemplos em Libras para levar aos alunos a aquisição dos signos linguísticos em Língua de Sinais. Como forma de ajudar a fixar os conhecimentos adquiridos serão propostos exercícios de aplicação a serem desenvolvidos em grupos ou individualmente.

CAP/TRILHAS- LIBRAS BÁSICOh

Vagas: 30

Data inicio matrículas: 07/03/2019

Data fim matrículas: 20/03/2019

Data inicio aulas: 27/03/2019

Data fim aulas: 05/06/2019


Carga horária: 0h Tipo: Módulo

Objetivo: Desenvolver no aluno a atitude de Segurança relacionada às suas condições de trabalho. Específicos: - Conhecer os riscos do trabalho e as medidas de proteção; - Conhecer procedimentos seguros de trabalho e boas práticas; - Entender o conceito legal de acidente em serviço e os amparos que a instituição oferece;

Conteúdo Programado: Segurança no Trabalho - Conceito de Segurança do Trabalho - Antecipação, Identificação, avaliação e Controle de Riscos - Comunicação de acidente em serviço - Procedimentos seguros de trabalho - Análise de acidentes em serviço Ergonomia - Conceito - Ferramentas da ergonomia - Mobiliário de postos de trabalho - Levantamento e transporte manual de cargas - Posturas no trabalho Prevenção de Incêndio - Teoria do fogo - Classe de fogo - Métodos de extinção - Tipos de extintores - Prática de Incêndio com extintores

Metodologia: Aula em EAD com apresentação de slides, videos e fóruns de discussão

EAD/TRILHAS - Segurança do Trabalho: Caminhos da prevenção de acidentes, ergonomia e combate a incêndiosh

Vagas: 75

Data inicio matrículas: 11/03/2019

Data fim matrículas: 25/03/2019

Data inicio aulas: 09/04/2019

Data fim aulas: 16/05/2019


Carga horária: 0h Tipo: Módulo

Objetivo: Situar a atuação das universidades públicas brasileiras e, em particular, da UFRN, no interior de suas conjunturas espaços-temporais. Conhecer a estruturação organizacional da UFRN. Apresentar os Sistemas de informação e gerenciamento desenvolvidos pela UFRN.

Conteúdo Programado: O papel da universidade: Definição de universidade; Historiografia das universidades brasileiras; Modelos de universidade; O papel na UFRN na atualidade; Visão e objetivos da UFRN; Programas estratégicos da UFRN. Estrutura organizacional e Sistemas Informacionais e de gerenciamento da UFRN: Estrutura organizacional; Sistemas Informacionais e de gerenciamento da UFRN.

Metodologia: Registro do conhecimento prévio; Apresentação da temática por meio de textos, imagens e vídeos; Registro escrito das análises resultantes das leituras.

EAD/TRILHAS - Conhecendo a UFRNh

Vagas: 70

Data inicio matrículas: 11/03/2019

Data fim matrículas: 25/03/2019

Data inicio aulas: 23/04/2019

Data fim aulas: 29/05/2019


Carga horária: 0h Tipo: Módulo

Objetivo: Reflexão grupal com ênfase nos seguintes focos: autoconhecimento, perdas e ganhos, oportunizando a conscientização sobre modos de viver mais saudáveis, a elaboração de um novo projeto de vida com participação cidadã na sociedade e redirecionamento da energia produtiva para realizações pessoais, incentivando o envelhecimento ativo e orientando para aposentadoria.

Conteúdo Programado: A atividade será desenvolvida em 4 módulos, distribuído em 8 encontros, trabalhando os seguintes aspectos: Interiorização, autoconhecimento, integração, historia pessoal e do trabalho, perdas, legislação previdenciária, possibilidades de capacitação, direitos e deveres do cidadão ( estatuto do idoso), ganhos, estilo de vida saudável, ciclos de vida e envelhecimento saudável, e projeto de vida. 1º Parte: Integração e Interiorização. Dinâmica de integração/Apresentação do Projeto Vida com Maturidade/ Dinâmica Imagens e percepções da aposentadoria/ levantamento de expectativas e necessidades. Duas dinâmicas de interiorização possibilitando reflexão sobre atividades do cotidiano e o espaço que o trabalho ocupa na vida. Atividades de interiorização acerca da história de vida e autobiografia profissional. Vivência. Reflexão de síntese. 2° Parte: Reflexões sobre as perdas referentes à aposentadoria. Duas vivências para reflexão sobre perdas da aposentadoria (vazio deixado pelo trabalho). Vivência – trabalho e identidade. Vivência – despedida do trabalho. Reflexão grupal de síntese. Legislação previdenciária e regras de aposentadoria mais favoráveis para cada caso e mudanças no salário com a aposentadoria. Possibilidade de capacitação. 3º Parte: Reflexões sobre os ganhos referentes à aposentadoria. Dia 05 – 4 horas Estilo de vida saudável: Cuidando do corpo. Estilo de vida saudável: Cuidando da alimentação. Vivência sobre o desabrochar para a vida e reflexão de sintese. Estilo de vida saudável: Repensando os hábitos emocionais. Estilo de vida saudável: participação cidadã (direitos e deveres). Reflexão de síntese sobre os ganhos. 4° Parte: Projeto de Vida. (Reflexões sobre o novo projeto de vida possibilitando o assumir de novas atividades baseadas no conhecimento, necessidades e expectativas pessoais e profissionais a partir de novas motivações). Vivência: dificuldades no alcance de objetivos. Duas vivências sobre o envelhecimento e ciclo de vida. Reflexão de Síntese. Apresentação do projeto de vida. Dinâmica de Encerramento.

Metodologia: Dinâmicas de grupos, palestras, vivências, atividades escritas, elaboração de projeto de vida.

CAP - Recriando com Maturidadeh

Vagas: 25

Data inicio matrículas: 01/04/2019

Data fim matrículas: 30/04/2019

Data inicio aulas: 07/05/2019

Data fim aulas: 25/06/2019

Clique na caixa para escolher a atividade

Carga horária: 0h Tipo: Módulo

Objetivo: Compreender, escrever e falar em outro idioma.

Conteúdo Programado: Definidos pelo Instituto Ágora. ATENÇÃO: A inscrição pelo SIGRH em si NÃO é o requisito único para a obtenção da bolsa em língua estrangeira. A concessão da bolsa inclui-se num processo seletivo com critérios eliminatórios e classificatórios, previstos em edital - a inscrição pelo SIGRH é apenas um dos critérios, não o único. O edital pode ser consultado na página da Progesp: http://www.progesp.ufrn.br (Capacitação > Editais > Agora)

Metodologia: Definida pelo Instituto Ágora.

AGO - Francês Conversação 2019.1 - 3ª e 5ª (16h50 às 18h30)h

Vagas: 2

Data inicio matrículas: 10/01/2019

Data fim matrículas: 15/01/2019

Data inicio aulas: 25/02/2019

Data fim aulas: 25/07/2019


Carga horária: 0h Tipo: Módulo

Objetivo: Capacitar os servidores da UFRN em língua estrangeira

Conteúdo Programado: Definidos pelo Instituto Ágora. ATENÇÃO: A inscrição pelo SIGRH em si NÃO é o requisito único para a obtenção da bolsa em língua estrangeira. A concessão da bolsa inclui-se num processo seletivo com critérios eliminatórios e classificatórios, previstos em edital - a inscrição pelo SIGRH é apenas um dos critérios, não o único. O edital pode ser consultado na página da Progesp: http://www.progesp.ufrn.br (Capacitação > Editais > Agora)

Metodologia: Definida pelo Instituto Ágora.

AGO - Inglês Básico 2019.1 - 2ª e 4ª (16h50 às 18h30)h

Vagas: 5

Data inicio matrículas: 10/01/2019

Data fim matrículas: 15/01/2019

Data inicio aulas: 25/02/2019

Data fim aulas: 25/07/2019


Carga horária: 0h Tipo: Módulo

Objetivo: - Compreender o processo de planejamento, desenvolvimento e avaliação dos componentes curriculares no contexto institucional da educação superior e dos projetos pedagógicos dos cursos de graduação da UFRN; -Discutir alternativas pedagógicas para o exercício da docência e a melhoria da qualidade do ensino de graduação na UFRN. - Refletir sobre sua prática pedagógica, no sentido de potencializá-la na integração desta com uma ação educacional coletiva e institucional. - Oferecer subsídios aos professores para reflexão e aprofundamento sobre o processo de planejamento da prática docente, da execução do ensino e da avaliação da aprendizagem dos estudantes, pautados na ética profissional e no compromisso social da instituição.

Conteúdo Programado: Presencial Plano de Cargos e Carreira de Magistério Federal. - A UFRN por dentro: Estrutura Organizacional, Plano de Desenvolvimento Institucional e Plano de Gestão. - Extensão na UFRN. - ADURN. - Pós-Graduação na UFRN. - Regulamento dos Cursos de Graduação da UFRN. - Turma Virtual do SIGAA. - Planejamento. Caracterização dos níveis de planejamento do ensino; Objetivos e conteúdo do planejamento do ensino; Elaboração de planos de ensino. - Metodologias ativas de ensino. Introdução; Sala de aula invertida; Instrução entre pares; Ensino baseado em projetos; Relatos de experiência do uso de metodologias ativas de ensino na UFRN. - Avaliação. Tipos, objetos e objetivos da avaliação; Instrumentos avaliativos; elaboração e correção de questões; Regulamentações internas a respeito da avaliação. Modalidade a distancia - SIGAA Módulo I - Ética no serviço público Módulo II - Regime jurídico Único e o estágio Probatório na UFRN Módulo III- Sistemas Integrados da UFRN Módulo IV - Educação superior e discentes com necessidades educacionais especiais

Metodologia: Presencial: Exposição dos conteúdos da oficina de forma dialogada e participativa, permitindo a troca de experiências entre os participantes, com a utilização de aplicativos computacionais que favorecem o planejamento das turmas, a utilização de metodologias ativas de ensino e aplicação e correção de instrumentos avaliativos. EAD: Utilização do SIGAA

PAP - Curso de Atualização Pedagógica 2019.1 (Turma Exatas)h

Vagas: 20

Data inicio matrículas: 07/01/2019

Data fim matrículas: 15/01/2019

Data inicio aulas: 21/01/2019

Data fim aulas: 31/01/2019


Carga horária: 0h Tipo: Módulo

Objetivo: Compreender o processo de planejamento, desenvolvimento e avaliação dos componentes curriculares no contexto institucional da educação superior e dos projetos pedagógicos dos cursos de graduação da UFRN; -Discutir alternativas pedagógicas para o exercício da docência e a melhoria da qualidade do ensino de graduação na UFRN. - Refletir sobre sua prática pedagógica, no sentido de potencializá-la na integração desta com uma ação educacional coletiva e institucional. - Oferecer subsídios aos professores para reflexão e aprofundamento sobre o processo de planejamento da prática docente, da execução do ensino e da avaliação da aprendizagem dos estudantes, pautados na ética profissional e no compromisso social da instituição.

Conteúdo Programado: Presencial Plano de Cargos e Carreira de Magistério Federal. - A UFRN por dentro: Estrutura Organizacional, Plano de Desenvolvimento Institucional e Plano de Gestão. - Extensão na UFRN. - ADURN. - Pós-Graduação na UFRN. - Regulamento dos Cursos de Graduação da UFRN. - Turma Virtual do SIGAA. - Planejamento. Caracterização dos níveis de planejamento do ensino; Objetivos e conteúdo do planejamento do ensino; Elaboração de planos de ensino. - Metodologias ativas de ensino. Introdução; Sala de aula invertida; Instrução entre pares; Ensino baseado em projetos; Relatos de experiência do uso de metodologias ativas de ensino na UFRN. - Avaliação. Tipos, objetos e objetivos da avaliação; Instrumentos avaliativos; elaboração e correção de questões; Regulamentações internas a respeito da avaliação. Modalidade a distancia - SIGAA Módulo I - Ética no serviço público Módulo II - Regime jurídico Único e o estágio Probatório na UFRN Módulo III- Sistemas Integrados da UFRN Módulo IV - Educação superior e discentes com necessidades educacionais especiais

Metodologia: Palestras e oficinas

PAP - Curso de Atualização Pedagógica 2019.1 (Turma Humanas)h

Vagas: 30

Data inicio matrículas: 07/01/2019

Data fim matrículas: 15/01/2019

Data inicio aulas: 21/01/2019

Data fim aulas: 01/02/2019


Carga horária: 0h Tipo: Módulo

Objetivo: Compreender, escrever e falar em outro idioma.

Conteúdo Programado: Definidos pelo Instituto Ágora. ATENÇÃO: A inscrição pelo SIGRH em si NÃO é o requisito único para a obtenção da bolsa em língua estrangeira. A concessão da bolsa inclui-se num processo seletivo com critérios eliminatórios e classificatórios, previstos em edital - a inscrição pelo SIGRH é apenas um dos critérios, não o único. O edital pode ser consultado na página da Progesp: http://www.progesp.ufrn.br (Capacitação > Editais > Agora)

Metodologia: Definida pelo Instituto Ágora.

AGO - Francês Básico 2019.1 - 2ª e 4ª (10h50 às 12h30)h

Vagas: 2

Data inicio matrículas: 10/01/2019

Data fim matrículas: 15/01/2019

Data inicio aulas: 25/02/2019

Data fim aulas: 25/07/2019


Carga horária: 0h Tipo: Módulo

Objetivo: Capacitar os servidores da UFRN em língua estrangeira

Conteúdo Programado: Definidos pelo Instituto Ágora. ATENÇÃO: A inscrição pelo SIGRH em si NÃO é o requisito único para a obtenção da bolsa em língua estrangeira. A concessão da bolsa inclui-se num processo seletivo com critérios eliminatórios e classificatórios, previstos em edital - a inscrição pelo SIGRH é apenas um dos critérios, não o único. O edital pode ser consultado na página da Progesp: http://www.progesp.ufrn.br (Capacitação > Editais > Agora)

Metodologia: Definida pelo Instituto Ágora.

AGO - Inglês Básico 2019.1 - 2ª e 4ª (10h50 às 12h30)h

Vagas: 3

Data inicio matrículas: 10/01/2019

Data fim matrículas: 15/01/2019

Data inicio aulas: 25/02/2019

Data fim aulas: 25/07/2019


Carga horária: 40h Tipo: Módulo

Objetivo: Compreender o processo de planejamento, desenvolvimento e avaliação dos componentes curriculares no contexto institucional da educação superior e dos projetos pedagógicos dos cursos de graduação da UFRN; -Discutir alternativas pedagógicas para o exercício da docência e a melhoria da qualidade do ensino de graduação na UFRN. - Refletir sobre sua prática pedagógica, no sentido de potencializá-la na integração desta com uma ação educacional coletiva e institucional. - Oferecer subsídios aos professores para reflexão e aprofundamento sobre o processo de planejamento da prática docente, da execução do ensino e da avaliação da aprendizagem dos estudantes, pautados na ética profissional e no compromisso social da instituição.

Conteúdo Programado: Presencial Plano de Cargos e Carreira de Magistério Federal. - A UFRN por dentro: Estrutura Organizacional, Plano de Desenvolvimento Institucional e Plano de Gestão. - Extensão na UFRN. - ADURN. - Pós-Graduação na UFRN. - Regulamento dos Cursos de Graduação da UFRN. - Aspectos Legais da atuação acadêmica do docente da EBTT - Turma Virtual do SIGAA. - Planejamento. Caracterização dos níveis de planejamento do ensino; Objetivos e conteúdo do planejamento do ensino; Elaboração de planos de ensino. - Metodologias ativas de ensino. Introdução; Sala de aula invertida; Instrução entre pares; Ensino baseado em projetos; Relatos de experiência do uso de metodologias ativas de ensino na UFRN. - Avaliação. Tipos, objetos e objetivos da avaliação; Instrumentos avaliativos; elaboração e correção de questões; Regulamentações internas a respeito da avaliação. Modalidade a distancia - SIGAA Módulo I - Ética no serviço público Módulo II - Regime jurídico Único e o estágio Probatório na UFRN Módulo III- Sistemas Integrados da UFRN Módulo IV - Educação superior e discentes com necessidades educacionais especiais

Metodologia: Palestras e oficinas

PAP - Curso de Atualização Pedagógica 2019.1 (Turma NEI)h

Vagas: 10

Data inicio matrículas: 07/01/2019

Data fim matrículas: 15/01/2019

Data inicio aulas: 21/01/2019

Data fim aulas: 01/02/2019


Carga horária: 0h Tipo: Módulo

Objetivo: Compreender o processo de planejamento, desenvolvimento e avaliação dos componentes curriculares no contexto institucional da educação superior e dos projetos pedagógicos dos cursos de graduação da UFRN; -Discutir alternativas pedagógicas para o exercício da docência e a melhoria da qualidade do ensino de graduação na UFRN. - Refletir sobre sua prática pedagógica, no sentido de potencializá-la na integração desta com uma ação educacional coletiva e institucional. - Oferecer subsídios aos professores para reflexão e aprofundamento sobre o processo de planejamento da prática docente, da execução do ensino e da avaliação da aprendizagem dos estudantes, pautados na ética profissional e no compromisso social da instituição.

Conteúdo Programado: Presencial Plano de Cargos e Carreira de Magistério Federal. - A UFRN por dentro: Estrutura Organizacional, Plano de Desenvolvimento Institucional e Plano de Gestão. - Extensão na UFRN. - ADURN. - Pós-Graduação na UFRN. - Regulamento dos Cursos de Graduação da UFRN. - Turma Virtual do SIGAA. - Planejamento. Caracterização dos níveis de planejamento do ensino; Objetivos e conteúdo do planejamento do ensino; Elaboração de planos de ensino. - Metodologias ativas de ensino. Introdução; Sala de aula invertida; Instrução entre pares; Ensino baseado em projetos; Relatos de experiência do uso de metodologias ativas de ensino na UFRN. - Avaliação. Tipos, objetos e objetivos da avaliação; Instrumentos avaliativos; elaboração e correção de questões; Regulamentações internas a respeito da avaliação. Modalidade a distancia - SIGAA Módulo I - Ética no serviço público Módulo II - Regime jurídico Único e o estágio Probatório na UFRN Módulo III- Sistemas Integrados da UFRN Módulo IV - Educação superior e discentes com necessidades educacionais especiais

Metodologia: Palestras e oficinas

PAP - Curso de Atualização Pedagógica 2019.1 (Turma Saúde)h

Vagas: 20

Data inicio matrículas: 07/01/2019

Data fim matrículas: 15/01/2019

Data inicio aulas: 21/01/2019

Data fim aulas: 01/02/2019


Carga horária: 0h Tipo: Módulo

Objetivo: Compreender, escrever e falar em outro idioma.

Conteúdo Programado: Definidos pelo Instituto Ágora. ATENÇÃO: A inscrição pelo SIGRH em si NÃO é o requisito único para a obtenção da bolsa em língua estrangeira. A concessão da bolsa inclui-se num processo seletivo com critérios eliminatórios e classificatórios, previstos em edital - a inscrição pelo SIGRH é apenas um dos critérios, não o único. O edital pode ser consultado na página da Progesp: http://www.progesp.ufrn.br (Capacitação > Editais > Agora)

Metodologia: Definida pelo Instituto Ágora.

AGO - Francês Básico 2019.1 - 2ª e 4ª (16h50 às 18h30)h

Vagas: 2

Data inicio matrículas: 10/01/2019

Data fim matrículas: 15/01/2019

Data inicio aulas: 25/02/2019

Data fim aulas: 25/07/2019


Carga horária: 0h Tipo: Módulo

Objetivo: Compreender, escrever e falar em outro idioma.

Conteúdo Programado: Definidos pelo Instituto Ágora. ATENÇÃO: A inscrição pelo SIGRH em si NÃO é o requisito único para a obtenção da bolsa em língua estrangeira. A concessão da bolsa inclui-se num processo seletivo com critérios eliminatórios e classificatórios, previstos em edital - a inscrição pelo SIGRH é apenas um dos critérios, não o único. O edital pode ser consultado na página da Progesp: http://www.progesp.ufrn.br (Capacitação > Editais > Agora)

Metodologia: Definida pelo Instituto Ágora.

AGO - Francês Básico 2019.1 - 3ª e 5ª (16h50 às 18h30)h

Vagas: 4

Data inicio matrículas: 10/01/2019

Data fim matrículas: 15/01/2019

Data inicio aulas: 25/02/2019

Data fim aulas: 25/07/2019


Carga horária: 0h Tipo: Módulo

Objetivo: Compreender, escrever e falar em outro idioma.

Conteúdo Programado: Definidos pelo Instituto Ágora. ATENÇÃO: A inscrição pelo SIGRH em si NÃO é o requisito único para a obtenção da bolsa em língua estrangeira. A concessão da bolsa inclui-se num processo seletivo com critérios eliminatórios e classificatórios, previstos em edital - a inscrição pelo SIGRH é apenas um dos critérios, não o único. O edital pode ser consultado na página da Progesp: http://www.progesp.ufrn.br (Capacitação > Editais > Agora)

Metodologia: Definida pelo Instituto Ágora.

AGO - Alemão Básico 2019.1 - 2ª e 4ª (14h55 às 16h35)h

Vagas: 1

Data inicio matrículas: 10/01/2019

Data fim matrículas: 15/01/2019

Data inicio aulas: 25/02/2019

Data fim aulas: 25/07/2019


Carga horária: 0h Tipo: Módulo

Objetivo: Compreender, escrever e falar em outro idioma.

Conteúdo Programado: Definidos pelo Instituto Ágora. ATENÇÃO: A inscrição pelo SIGRH em si NÃO é o requisito único para a obtenção da bolsa em língua estrangeira. A concessão da bolsa inclui-se num processo seletivo com critérios eliminatórios e classificatórios, previstos em edital - a inscrição pelo SIGRH é apenas um dos critérios, não o único. O edital pode ser consultado na página da Progesp: http://www.progesp.ufrn.br (Capacitação > Editais > Agora)

Metodologia: Definida pelo Instituto Ágora.

AGO - Alemão Básico 2019.1 - 3ª e 5ª (16h50 às 18h30)h

Vagas: 1

Data inicio matrículas: 10/01/2019

Data fim matrículas: 15/01/2019

Data inicio aulas: 25/02/2019

Data fim aulas: 25/07/2019


Carga horária: 0h Tipo: Módulo

Objetivo: Compreender, escrever e falar em outro idioma.

Conteúdo Programado: Definidos pelo Instituto Ágora. ATENÇÃO: A inscrição pelo SIGRH em si NÃO é o requisito único para a obtenção da bolsa em língua estrangeira. A concessão da bolsa inclui-se num processo seletivo com critérios eliminatórios e classificatórios, previstos em edital - a inscrição pelo SIGRH é apenas um dos critérios, não o único. O edital pode ser consultado na página da Progesp: http://www.progesp.ufrn.br (Capacitação > Editais > Agora)

Metodologia: Definida pelo Instituto Ágora.

AGO - Alemão Básico 2019.1 - Sábado (07h50 às 11h40)h

Vagas: 1

Data inicio matrículas: 10/01/2019

Data fim matrículas: 15/01/2019

Data inicio aulas: 25/02/2019

Data fim aulas: 25/07/2019


Carga horária: 0h Tipo: Módulo

Objetivo: Compreender, escrever e falar em outro idioma.

Conteúdo Programado: Definidos pelo Instituto Ágora. ATENÇÃO: A inscrição pelo SIGRH em si NÃO é o requisito único para a obtenção da bolsa em língua estrangeira. A concessão da bolsa inclui-se num processo seletivo com critérios eliminatórios e classificatórios, previstos em edital - a inscrição pelo SIGRH é apenas um dos critérios, não o único. O edital pode ser consultado na página da Progesp: http://www.progesp.ufrn.br (Capacitação > Editais > Agora)

Metodologia: Definida pelo Instituto Ágora.

AGO - Espanhol Conversação 2019.1 - Sábado (07h50 às 11h40)h

Vagas: 2

Data inicio matrículas: 10/01/2019

Data fim matrículas: 15/01/2019

Data inicio aulas: 25/02/2019

Data fim aulas: 25/07/2019


Carga horária: 0h Tipo: Módulo

Objetivo: Compreender, escrever e falar em outro idioma.

Conteúdo Programado: Definidos pelo Instituto Ágora. ATENÇÃO: A inscrição pelo SIGRH em si NÃO é o requisito único para a obtenção da bolsa em língua estrangeira. A concessão da bolsa inclui-se num processo seletivo com critérios eliminatórios e classificatórios, previstos em edital - a inscrição pelo SIGRH é apenas um dos critérios, não o único. O edital pode ser consultado na página da Progesp: http://www.progesp.ufrn.br (Capacitação > Editais > Agora)

Metodologia: Definida pelo Instituto Ágora.

AGO - Espanhol Básico 2019.1 - 2ª e 4ª (16h50 às 18h30)h

Vagas: 3

Data inicio matrículas: 10/01/2019

Data fim matrículas: 15/01/2019

Data inicio aulas: 25/02/2019

Data fim aulas: 25/07/2019


Carga horária: 0h Tipo: Módulo

Objetivo: Compreender, escrever e falar em outro idioma.

Conteúdo Programado: Definidos pelo Instituto Ágora. ATENÇÃO: A inscrição pelo SIGRH em si NÃO é o requisito único para a obtenção da bolsa em língua estrangeira. A concessão da bolsa inclui-se num processo seletivo com critérios eliminatórios e classificatórios, previstos em edital - a inscrição pelo SIGRH é apenas um dos critérios, não o único. O edital pode ser consultado na página da Progesp: http://www.progesp.ufrn.br (Capacitação > Editais > Agora)

Metodologia: Definida pelo Instituto Ágora.

AGO - Francês Básico 2019.1 - Sábado (07h50 às 11h40)h

Vagas: 2

Data inicio matrículas: 10/01/2019

Data fim matrículas: 15/01/2019

Data inicio aulas: 25/02/2019

Data fim aulas: 25/07/2019


Carga horária: 0h Tipo: Módulo

Objetivo: Capacitar os servidores da UFRN em língua estrangeira

Conteúdo Programado: Definidos pelo Instituto Ágora. ATENÇÃO: A inscrição pelo SIGRH em si NÃO é o requisito único para a obtenção da bolsa em língua estrangeira. A concessão da bolsa inclui-se num processo seletivo com critérios eliminatórios e classificatórios, previstos em edital - a inscrição pelo SIGRH é apenas um dos critérios, não o único. O edital pode ser consultado na página da Progesp: http://www.progesp.ufrn.br (Capacitação > Editais > Agora)

Metodologia: Definida pelo Instituto Ágora.

AGO - Inglês Conversação 2019.1 - 2ª e 4ª (16h50 às 18h30)h

Vagas: 5

Data inicio matrículas: 10/01/2019

Data fim matrículas: 15/01/2019

Data inicio aulas: 25/02/2019

Data fim aulas: 25/07/2019


Carga horária: 0h Tipo: Módulo

Objetivo: Capacitar os servidores da UFRN em língua estrangeira

Conteúdo Programado: Definidos pelo Instituto Ágora. ATENÇÃO: A inscrição pelo SIGRH em si NÃO é o requisito único para a obtenção da bolsa em língua estrangeira. A concessão da bolsa inclui-se num processo seletivo com critérios eliminatórios e classificatórios, previstos em edital - a inscrição pelo SIGRH é apenas um dos critérios, não o único. O edital pode ser consultado na página da Progesp: http://www.progesp.ufrn.br (Capacitação > Editais > Agora)

Metodologia: Definida pelo Instituto Ágora.

AGO - Inglês Acadêmico 2019.1 - 2ª e 4ª (16h50 às 18h30)h

Vagas: 5

Data inicio matrículas: 10/01/2019

Data fim matrículas: 15/01/2019

Data inicio aulas: 25/02/2019

Data fim aulas: 25/07/2019


Carga horária: 0h Tipo: Módulo

Objetivo: Capacitar os servidores da UFRN em língua estrangeira

Conteúdo Programado: Definidos pelo Instituto Ágora. ATENÇÃO: A inscrição pelo SIGRH em si NÃO é o requisito único para a obtenção da bolsa em língua estrangeira. A concessão da bolsa inclui-se num processo seletivo com critérios eliminatórios e classificatórios, previstos em edital - a inscrição pelo SIGRH é apenas um dos critérios, não o único. O edital pode ser consultado na página da Progesp: http://www.progesp.ufrn.br (Capacitação > Editais > Agora)

Metodologia: Definida pelo Instituto Ágora.

AGO - Inglês Acadêmico 2019.1 - 3ª e 5ª (16h50 às 18h30)h

Vagas: 5

Data inicio matrículas: 10/01/2019

Data fim matrículas: 15/01/2019

Data inicio aulas: 25/02/2019

Data fim aulas: 25/07/2019


Carga horária: 0h Tipo: Módulo

Objetivo: Capacitar os servidores da UFRN em língua estrangeira

Conteúdo Programado: Definidos pelo Instituto Ágora. ATENÇÃO: A inscrição pelo SIGRH em si NÃO é o requisito único para a obtenção da bolsa em língua estrangeira. A concessão da bolsa inclui-se num processo seletivo com critérios eliminatórios e classificatórios, previstos em edital - a inscrição pelo SIGRH é apenas um dos critérios, não o único. O edital pode ser consultado na página da Progesp: http://www.progesp.ufrn.br (Capacitação > Editais > Agora)

Metodologia: Definida pelo Instituto Ágora.

AGO - Inglês Básico 2019.1 - Sábado (7h50 às 11h40)h

Vagas: 4

Data inicio matrículas: 10/01/2019

Data fim matrículas: 15/01/2019

Data inicio aulas: 25/02/2019

Data fim aulas: 25/07/2019


Carga horária: 0h Tipo: Módulo

Objetivo: Capacitar os servidores da UFRN em língua estrangeira

Conteúdo Programado: Definidos pelo Instituto Ágora. ATENÇÃO: A inscrição pelo SIGRH em si NÃO é o requisito único para a obtenção da bolsa em língua estrangeira. A concessão da bolsa inclui-se num processo seletivo com critérios eliminatórios e classificatórios, previstos em edital - a inscrição pelo SIGRH é apenas um dos critérios, não o único. O edital pode ser consultado na página da Progesp: http://www.progesp.ufrn.br (Capacitação > Editais > Agora)

Metodologia: Definida pelo Instituto Ágora.

AGO - Inglês Básico 2019.1 - 2ª e 4ª (13h às 14h40)h

Vagas: 35

Data inicio matrículas: 14/02/2019

Data fim matrículas: 15/02/2019

Data inicio aulas: 25/02/2019

Data fim aulas: 25/07/2019


Carga horária: 0h Tipo: Módulo

Objetivo: Apresentar uma abordagem da inovação no setor público

Conteúdo Programado: Conceito. Métodos inovadores para melhorias de processos e serviços nas organizações públicas.

Metodologia: Palestra/oficina

CAP/TRILHAS - Inovação e criatividade no setor públicoh

Vagas: 35

Data inicio matrículas: 24/01/2019

Data fim matrículas: 11/02/2019

Data inicio aulas: 18/02/2019

Data fim aulas: 01/03/2019


Carga horária: 0h Tipo: Módulo

Objetivo: Inserir o Servidor no Contexto Organizacional.

Conteúdo Programado: Conhecendo a UFRN: Estrutura Organizacional, Plano de Desenvolvimento Institucional e Plano de Gestão. Administração do Tempo. Plano de Carreira dos servidores Técnico-Administrativos - PCCTAE. Referências Legais para o servidor – Regime Jurídico Único. Capacitação e Qualificação do Servidor Público da UFRN. Acompanhamento e Avaliação no Estágio Probatório. Novo Regime de Previdência Complementar do Servidor Público – FUNPRESP. Conhecendo os Sistemas Integrados de Gestão de Atividades da UFRN (SIGRH/SIGAA). Auxílios e Benefícios do Servidor. Aprendendo e Convivendo com Pessoas com Deficiências. Discutindo a Diversidade no Ambiente de Trabalho . O Papel da Ouvidoria na UFRN. Apresentação do Projeto: Escritório de Ideias. Qualidade de Vida no Trabalho. Ações do SISTEST na UFRN. Políticas de Atenção à Saúde do Servidor (Exames Periódicos, Saúde Ocupacional, etc.). Administrando as Emoções no Ambiente de Trabalho.

Metodologia: Aulas Expositivas e Dialogadas.

CAP - 18º Seminário de Integração ao Serviço Públicoh

Vagas: 55

Data inicio matrículas: 28/01/2019

Data fim matrículas: 14/02/2019

Data inicio aulas: 26/02/2019

Data fim aulas: 28/02/2019


Carga horária: 0h Tipo: Módulo

Objetivo: Capacitar os servidores da UFRN quanto a necessidade de conhecimento e utilização dos sistemas integrados da UFRN (Sistemas SIG).

Conteúdo Programado: Introdução aos sistemas integrados; Portal Público do SIGRH; Menu Servidor (Operações disponíveis no Portal do Servidor); Férias; Afastamentos; Capacitação; Frequência; Avaliação de Desempenho; Registro de Dependentes; Solicitações de Plano de Saúde; Portal Público do SIPAC; Cadastro de Processos; Cadastro e Recebimento de Memorandos; Portal Público do SIGAA.

Metodologia: O curso será realizado através da interação entre o instrutor e os alunos, por meio da plataforma do SIGAA, utilizando material didático específico, com a realização de atividades a distância por meio da turma virtual do SIGAA. - Será cobrado do aluno participação nos fóruns e atividades postadas no SIGAA, pois através dessas o aluno comprovará seu conhecimento e envolvimento com o curso.

EAD/TRILHAS - Sistemas Informatizados da UFRNh

Vagas: 98

Data inicio matrículas: 24/01/2019

Data fim matrículas: 11/02/2019

Data inicio aulas: 19/02/2019

Data fim aulas: 27/03/2019


Carga horária: 0h Tipo: Módulo

Objetivo: Promover um espaço de sensibilização acerca da importância do manejo de emoções nos diferentes contextos de trabalho; Apresentar os benefícios do gerenciamento consciente e instruído das emoções em contextos laborais; Suscitar reflexões acerca da dinâmica emocional vigente nas equipes de trabalho dos participantes; Apresentar técnicas cognitivas e comportamentais voltadas ao melhor gerenciamento das emoções nos ambientes de trabalho, tanto as do próprio servidor, quanto as de sua equipe.

Conteúdo Programado: A evolução da compreensão das emoções; Emoções em contextos de trabalho - tendências e mitos; Trabalho Emocional e Regulação Emocional; Benefícios da gestão de emoções no ambiente de trabalho; O papel do autoconhecimento emocional; Técnicas de regulação emocional para uso individual e em equipe.

Metodologia: Apresentação expositiva; Dinâmicas de grupo; Recursos Audiovisuais; Estudos de caso.

CAP/TRILHAS - Administrando as emoções no ambiente de trabalhoh

Vagas: 20

Data inicio matrículas: 24/01/2019

Data fim matrículas: 11/02/2019

Data inicio aulas: 19/02/2019

Data fim aulas: 26/02/2019


Carga horária: 0h Tipo: Módulo

Objetivo: Compreender, escrever e falar em outro idioma.

Conteúdo Programado: Definidos pelo Instituto Ágora. ATENÇÃO: A inscrição pelo SIGRH em si NÃO é o requisito único para a obtenção da bolsa em língua estrangeira. A concessão da bolsa inclui-se num processo seletivo com critérios eliminatórios e classificatórios, previstos em edital - a inscrição pelo SIGRH é apenas um dos critérios, não o único. O edital pode ser consultado na página da Progesp: http://www.progesp.ufrn.br (Capacitação > Editais > Agora)

Metodologia: Definida pelo Instituto Ágora.

AGO - Espanhol Básico 2019.1 - 3ª e 5ª (10h50 às 12h30)h

Vagas: 3

Data inicio matrículas: 10/01/2019

Data fim matrículas: 15/01/2019

Data inicio aulas: 25/02/2019

Data fim aulas: 25/07/2019


Carga horária: 0h Tipo: Módulo

Objetivo: Compreender, escrever e falar em outro idioma.

Conteúdo Programado: Definidos pelo Instituto Ágora. ATENÇÃO: A inscrição pelo SIGRH em si NÃO é o requisito único para a obtenção da bolsa em língua estrangeira. A concessão da bolsa inclui-se num processo seletivo com critérios eliminatórios e classificatórios, previstos em edital - a inscrição pelo SIGRH é apenas um dos critérios, não o único. O edital pode ser consultado na página da Progesp: http://www.progesp.ufrn.br (Capacitação > Editais > Agora)

Metodologia: Definida pelo Instituto Ágora.

AGO - Espanhol Básico 2019.1 - Sexta (18h45 às 22h15)h

Vagas: 2

Data inicio matrículas: 10/01/2019

Data fim matrículas: 15/01/2019

Data inicio aulas: 25/02/2019

Data fim aulas: 25/07/2019


Carga horária: 0h Tipo: Módulo

Objetivo: Capacitar os servidores da UFRN em língua estrangeira

Conteúdo Programado: Definidos pelo Instituto Ágora. ATENÇÃO: A inscrição pelo SIGRH em si NÃO é o requisito único para a obtenção da bolsa em língua estrangeira. A concessão da bolsa inclui-se num processo seletivo com critérios eliminatórios e classificatórios, previstos em edital - a inscrição pelo SIGRH é apenas um dos critérios, não o único. O edital pode ser consultado na página da Progesp: http://www.progesp.ufrn.br (Capacitação > Editais > Agora)

Metodologia: Definida pelo Instituto Ágora.

AGO - Inglês Básico 2019.1 - 3ª e 5ª (16h50 às 18h30)h

Vagas: 3

Data inicio matrículas: 10/01/2019

Data fim matrículas: 15/01/2019

Data inicio aulas: 25/02/2019

Data fim aulas: 25/07/2019


Carga horária: 0h Tipo: Módulo

Objetivo: Capacitar os servidores da UFRN em língua estrangeira

Conteúdo Programado: Definidos pelo Instituto Ágora. ATENÇÃO: A inscrição pelo SIGRH em si NÃO é o requisito único para a obtenção da bolsa em língua estrangeira. A concessão da bolsa inclui-se num processo seletivo com critérios eliminatórios e classificatórios, previstos em edital - a inscrição pelo SIGRH é apenas um dos critérios, não o único. O edital pode ser consultado na página da Progesp: http://www.progesp.ufrn.br (Capacitação > Editais > Agora)

Metodologia: Definida pelo Instituto Ágora.

AGO - Inglês Básico 2019.1 - 3ª e 5ª (10h50 às 12h30)h

Vagas: 5

Data inicio matrículas: 10/01/2019

Data fim matrículas: 15/01/2019

Data inicio aulas: 25/02/2019

Data fim aulas: 25/07/2019


Carga horária: 0h Tipo: Módulo

Objetivo: Apresentar os modos de configuração e encaminhamentos do assédio moral no trabalho.

Conteúdo Programado: Conceituação e identificação do assédio moral e usa invisibilidade na cultura organizacional e sensibilização frente aos impactos do assédio na saúde psíquica. Estudos de casos e estratégias de identificação de assédio moral no trabalho.

Metodologia: Fórum de debate. Video e material didático interativo.

EAD/TRILHAS - Assédio Moral no Trabalhoh

Vagas: 71

Data inicio matrículas: 27/02/2019

Data fim matrículas: 07/03/2019

Data inicio aulas: 12/03/2019

Data fim aulas: 04/04/2019


Carga horária: 0h Tipo: Módulo

Objetivo: Proporcionar um espaço de reflexão e desenvolvimento de habilidades para a gestão do tempo, construindo estratégias para melhoria da qualidade de vida e aumento da produtividade no ambiente de trabalho.

Conteúdo Programado: Gestão do Tempo – Elementos Iniciais: Conceitos, Importância e Benefícios. Atividade: Diagnóstico Individual. Tríade do Tempo: Importante, Urgente e Circunstancial. Recursos Tecnológicos e seus Impactos na Gestão do Tempo. Atividade: Executando da Tríade do Tempo no Trabalho. Qualidade de Vida e Produtividade: recursos para a melhoria da Produtividade. Atividade: Pondo em Prática a Gestão do Tempo e utilização de recursos de Produtividade. Projetando a Melhoria da Produtividade no ambiente de trabalho: da organização da agenda à condução de atividades em grupo. Avaliação Final: Reestruturação do trabalho.

Metodologia: 30 horas de atividades à distância, com uso de recursos textuais, vídeos e atividades, com interação constante com o Instrutor.

EAD/TRILHAS - Gestão do Tempoh

Vagas: 60

Data inicio matrículas: 27/02/2019

Data fim matrículas: 12/03/2019

Data inicio aulas: 19/03/2019

Data fim aulas: 24/04/2019


Carga horária: 0h Tipo: Módulo

Objetivo: Introduzir noções de direito administrativo aplicadas à gestão pública, com o objetivo de capacitar os gestores da UFRN, visando a um desempenho mais qualificado da função.

Conteúdo Programado: Módulo I - Introdução ao Direito Administrativo; Princípios da Administração Pública; Administração Pública; Organização Administrativa. Módulo II - Poderes da Administração; Atos Administrativos; Controle da Administração Pública; Tribunal de Contas da União e Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União, Ministério Público da União. Módulo III - Serviços públicos; Agentes Públicos; Responsabilidade Civil do Estado; Responsabilidade dos Servidores. Módulo IV - Improbidade Administrativa; Processo Administrativo; Contratos Administrativos.

Metodologia: O conteúdo do curso será ministrado com a interação virtual entre o instrutor e os participantes, através do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), onde será disponibilizado material didático específico para a realização das atividades. Através da turma virtual a ser criada no SIGAA, serão criados fóruns de discussão para a participação dos servidores, bem assim postadas as atividades do curso.

CEG/EAD - Noções de Direito Administrativo aplicadas à gestão pública.h

Vagas: 60

Data inicio matrículas: 07/03/2019

Data fim matrículas: 14/03/2019

Data inicio aulas: 19/03/2019

Data fim aulas: 24/04/2019


Carga horária: 0h Tipo: Módulo

Objetivo: Proporcionar um espaço de reflexão e desenvolvimento de habilidades para o planejamento, execução e acompanhamento das ações definidas nas reuniões, de forma que seja otimizado o tempo gasto e alcançado seus resultados.

Conteúdo Programado: Apresentação, expectativas, discussão sobre experiências prévias. Condução. Acompanhamento das atividades definidas.

Metodologia: Aula expositiva.

CEG - Técnicas para uma reunião mais produtivah

Vagas: 20

Data inicio matrículas: 07/03/2019

Data fim matrículas: 14/03/2019

Data inicio aulas: 19/03/2019

Data fim aulas: 09/04/2019


Carga horária: 0h Tipo: Módulo

Objetivo: Analisar os princípios e normas que regem o processo administrativo no âmbito da administração pública federal (Lei nº 9.784/99), dando ênfase para o processo (físico ou eletrônico) que tramita na UFRN; Capacitar o servidor, dando-lhe um embasamento teórico e prático para a instrução e análise de um processo administrativo.

Conteúdo Programado: - Revisão: Lei nº 8.112/90 – UFRN - TCU – CGU – AGU - MP. - Lei nº 9.784/99: Conceito – Disposições gerais – Princípios do processo administrativo – Competência – Impedimento e Suspeição – Direitos e deveres do administrado – Início do processo – Interessados – Forma, tempo e lugar dos atos processuais – Comunicação dos atos processuais – Fases do processo administrativo – Dever de decidir – Motivação – Extinção do processo – Anulação, revogação e convalidação – Recursos do processo administrativo. – Revisão do processo administrativo – Prazos – Sanções – Prioridade no trâmite dos procedimentos administrativos. - Noções básicas de processo administrativo disciplinar – Procedimento de ressarcimento ao erário. O processo administrativo por meio eletrônico (Decreto nº 8.539/2015). Código de participação, proteção e defesa dos direitos do usuário dos serviços públicos da administração pública (Lei nº 13.460/17). Simplificação no atendimento prestado aos usuários dos serviços públicos (Decreto nº 9.094/2017).

Metodologia: - As atividades serão desenvolvidas através de aulas expositivas, com utilização de recursos multimídia (data show etc); - Aplicação de exercícios para memorização do conteúdo ministrado; - Debates acerca de pontos do assunto. - Os alunos utilizarão caneta e papel para as anotações, bem como terão acesso ao material didático disponibilizado no ambiente virtual a ser criado no SIGAA.

CAP/TRILHAS- PROCESSO ADMINISTRATIVO NA UFRNh

Vagas: 40

Data inicio matrículas: 07/03/2019

Data fim matrículas: 13/03/2019

Data inicio aulas: 19/03/2019

Data fim aulas: 23/04/2019


Carga horária: 0h Tipo: Módulo

Objetivo: Compreender a importância do uso da Libras como mecanismo de inclusão de surdos e conhecer a sua legislação específica; Desenvolver habilidades básicas necessárias para a aquisição e uso da Libras; Conhecer, identificar e utilizar corretamente os parâmetros da Libras; Adquirir vocabulário inicial que permita usar a Libras para uma comunicação entre surdos e ouvintes; Conhecer a Escrita de Sinais.

Conteúdo Programado: UNIDADE I 1. Língua de sinais 2. Libras 3. Alfabeto manual / datilologia 4. Números e suas aplicações 5. Vocabulário em Libras referente aos temas da unidade e de acordo com necessidades específicas da turma 6. Atividades práticas com os sinais aprendidos UNIDADE II 7. Parâmetros da Libras 8. O surdo e a surdez 9. Cultura e Identidade surda 10. Aspectos Linguísticos da Libras 11. Vocabulário em Libras referente aos temas da unidade e de acordo com necessidades específicas da turma 12. Atividades práticas com os sinais aprendidos UNIDADE III 13. Introdução à Tradução-Interpretação 14. Surdos falantes da Libras 15. Legislação referente a Libras 16. Escrita de Sinais 17. Vocabulário em Libras referente aos temas da unidade e de acordo com necessidades específicas da turma 18. Atividades práticas com os sinais aprendidos

Metodologia: Serão utilizadas aulas expositivas e dialogadas, com o uso de recursos visuais. Os conteúdos conceituais serão apresentados de maneira mais prática possível, explorando exemplos em Libras para levar aos alunos a aquisição dos signos linguísticos em Língua de Sinais. Como forma de ajudar a fixar os conhecimentos adquiridos serão propostos exercícios de aplicação a serem desenvolvidos em grupos ou individualmente.

CAP/TRILHAS- LIBRAS BÁSICOh

Vagas: 30

Data inicio matrículas: 07/03/2019

Data fim matrículas: 20/03/2019

Data inicio aulas: 27/03/2019

Data fim aulas: 05/06/2019


Carga horária: 0h Tipo: Módulo

Objetivo: Desenvolver no aluno a atitude de Segurança relacionada às suas condições de trabalho. Específicos: - Conhecer os riscos do trabalho e as medidas de proteção; - Conhecer procedimentos seguros de trabalho e boas práticas; - Entender o conceito legal de acidente em serviço e os amparos que a instituição oferece;

Conteúdo Programado: Segurança no Trabalho - Conceito de Segurança do Trabalho - Antecipação, Identificação, avaliação e Controle de Riscos - Comunicação de acidente em serviço - Procedimentos seguros de trabalho - Análise de acidentes em serviço Ergonomia - Conceito - Ferramentas da ergonomia - Mobiliário de postos de trabalho - Levantamento e transporte manual de cargas - Posturas no trabalho Prevenção de Incêndio - Teoria do fogo - Classe de fogo - Métodos de extinção - Tipos de extintores - Prática de Incêndio com extintores

Metodologia: Aula em EAD com apresentação de slides, videos e fóruns de discussão

EAD/TRILHAS - Segurança do Trabalho: Caminhos da prevenção de acidentes, ergonomia e combate a incêndiosh

Vagas: 75

Data inicio matrículas: 11/03/2019

Data fim matrículas: 25/03/2019

Data inicio aulas: 09/04/2019

Data fim aulas: 16/05/2019


Carga horária: 0h Tipo: Módulo

Objetivo: Situar a atuação das universidades públicas brasileiras e, em particular, da UFRN, no interior de suas conjunturas espaços-temporais. Conhecer a estruturação organizacional da UFRN. Apresentar os Sistemas de informação e gerenciamento desenvolvidos pela UFRN.

Conteúdo Programado: O papel da universidade: Definição de universidade; Historiografia das universidades brasileiras; Modelos de universidade; O papel na UFRN na atualidade; Visão e objetivos da UFRN; Programas estratégicos da UFRN. Estrutura organizacional e Sistemas Informacionais e de gerenciamento da UFRN: Estrutura organizacional; Sistemas Informacionais e de gerenciamento da UFRN.

Metodologia: Registro do conhecimento prévio; Apresentação da temática por meio de textos, imagens e vídeos; Registro escrito das análises resultantes das leituras.

EAD/TRILHAS - Conhecendo a UFRNh

Vagas: 70

Data inicio matrículas: 11/03/2019

Data fim matrículas: 25/03/2019

Data inicio aulas: 23/04/2019

Data fim aulas: 29/05/2019


Carga horária: 0h Tipo: Módulo

Objetivo: Reflexão grupal com ênfase nos seguintes focos: autoconhecimento, perdas e ganhos, oportunizando a conscientização sobre modos de viver mais saudáveis, a elaboração de um novo projeto de vida com participação cidadã na sociedade e redirecionamento da energia produtiva para realizações pessoais, incentivando o envelhecimento ativo e orientando para aposentadoria.

Conteúdo Programado: A atividade será desenvolvida em 4 módulos, distribuído em 8 encontros, trabalhando os seguintes aspectos: Interiorização, autoconhecimento, integração, historia pessoal e do trabalho, perdas, legislação previdenciária, possibilidades de capacitação, direitos e deveres do cidadão ( estatuto do idoso), ganhos, estilo de vida saudável, ciclos de vida e envelhecimento saudável, e projeto de vida. 1º Parte: Integração e Interiorização. Dinâmica de integração/Apresentação do Projeto Vida com Maturidade/ Dinâmica Imagens e percepções da aposentadoria/ levantamento de expectativas e necessidades. Duas dinâmicas de interiorização possibilitando reflexão sobre atividades do cotidiano e o espaço que o trabalho ocupa na vida. Atividades de interiorização acerca da história de vida e autobiografia profissional. Vivência. Reflexão de síntese. 2° Parte: Reflexões sobre as perdas referentes à aposentadoria. Duas vivências para reflexão sobre perdas da aposentadoria (vazio deixado pelo trabalho). Vivência – trabalho e identidade. Vivência – despedida do trabalho. Reflexão grupal de síntese. Legislação previdenciária e regras de aposentadoria mais favoráveis para cada caso e mudanças no salário com a aposentadoria. Possibilidade de capacitação. 3º Parte: Reflexões sobre os ganhos referentes à aposentadoria. Dia 05 – 4 horas Estilo de vida saudável: Cuidando do corpo. Estilo de vida saudável: Cuidando da alimentação. Vivência sobre o desabrochar para a vida e reflexão de sintese. Estilo de vida saudável: Repensando os hábitos emocionais. Estilo de vida saudável: participação cidadã (direitos e deveres). Reflexão de síntese sobre os ganhos. 4° Parte: Projeto de Vida. (Reflexões sobre o novo projeto de vida possibilitando o assumir de novas atividades baseadas no conhecimento, necessidades e expectativas pessoais e profissionais a partir de novas motivações). Vivência: dificuldades no alcance de objetivos. Duas vivências sobre o envelhecimento e ciclo de vida. Reflexão de Síntese. Apresentação do projeto de vida. Dinâmica de Encerramento.

Metodologia: Dinâmicas de grupos, palestras, vivências, atividades escritas, elaboração de projeto de vida.

CAP - Recriando com Maturidadeh

Vagas: 25

Data inicio matrículas: 01/04/2019

Data fim matrículas: 30/04/2019

Data inicio aulas: 07/05/2019

Data fim aulas: 25/06/2019

Anualmente a CCEP abre edital para selecionar instrutores para os cursos de capacitação. Se você domina alguma das áreas do conhecimento ofertadas, participe. Veja o último edital na tópico editais.