Capacitação

A Divisão de Capacitação e Educação Profissional - DCEP é a unidade responsável por planejar e executar as atividades de capacitação da UFRN. Nosso público-alvo são os técnicos-administrativos, docentes e gestores. Também somos responsáveis pela análise dos processos de Progressão, Incetivo e Afastamento.

Anualmente a CCEP abre edital para selecionar instrutores para os cursos de capacitação. Se você domina alguma das áreas do conhecimento ofertadas, participe. Veja o último edital na tópico editais.

As demandas específicas são aquelas atividades que não foram contempladas no instrumento LNC e o gestor de um determinado setor identificou como uma capacitação necessária a ser desenvolvida. Ao identificar uma demanda específica, o gestor encaminha-nos uma solicitação de realização de uma ação de capacitação específica para o seu setor, contendo o detalhamento da proposta de ação e uma justificativa para sua realização. O envio da proposta é feito pelo e-mail capacitação@reitoria.ufrn.br.

Na análise da solicitação, são tomados como parâmetro a viabilidade orçamentária, a aplicabilidade, no setor/unidade, dos conhecimentos e/ou habilidades a serem desenvolvidos pelos servidores; a relação entre a atividade e o ambiente organizacional e a contribuição para o desenvolvimento de competências estratégicas para a instituição.


Caso queira desenvolver uma atividade de demanda específica para o seu local de trabalho, utilize o nosso modelo de proposta e envie-nos sua ideia.


O Levantamento de Necessidade de Capacitação – LNC é uma ferramenta que visa mapear as necessidades de capacitação dos servidores, bem como, conhecer as intenções de participação nas atividades de capacitação e educação formal (graduação, especialização, mestrado e doutorado).

Trata-se de um instrumento embasado na gestão de competências e visa identificar as lacunas competências que precisam ser desenvolvidas pelo servidor, aprimorar o desempenho das unidades e à consecução dos objetivos estratégicos da UFRN.

O preenchimento do LNC também dá acesso aos servidores (técnico-administrativos e docentes) às prioridades de vagas disponibilizadas nas atividades de capacitação, incluindo o processo seletivo da PROGESP de concessão de bolsas em línguas estrangeiras.

Anualmente, por meio dos Sistemas Integrados (SIGRH, SIPAC, SIGAA), os servidores da UFRN são convidados a preencher o levantamento, o qual está dividido em três categorias: técnicos, docentes e gestores. A partir da análise dos dados apresentados, é elaborada a programação atividades de capacitação do ano seguinte.

Esse é, portanto, o canal para apresentar as suas demandas de capacitação e desenvolvimento a fim de que sejam contempladas nas ações ofertadas pela instituição. Participe!

Para realizar a inscrição nas atividades de capacitação acesse: SIGRH> Portal do servidor > Capacitação > Inscrições> Realizar inscrições
Clique na caixa para escolher a atividade
Clique na caixa para escolher a atividade

O Programa de Capacitação e Qualificação (PCQ) tem por objetivo o desenvolvimento de competências, possibilitando o crescimento pessoal e profissional de seus servidores, bem como o desenvolvimento das competências institucionais da UFRN. A partir dele, os servidores podem realizar o planejamento e desenvolvimento da sua carreira através de ações de formação continuada que geram o desenvolvimento integral e permanente do servidor.

O servidor poderá realizar a sua programação anual de participação nas atividades de capacitação através do Levantamento de Necessidade de Capacitação (LNC) disponível no SIGRH. Nesse instrumento, é possível apontar as suas necessidades profissionais e da unidade e as ações de capacitação ofertadas no ano seguinte.

O PCQ apresenta linhas específicas de atuação descritas e regulamentadas pela Resolução nº 025/2017-CONSAD, de 29 de junho de 2017, são elas:

 

I - Programa de Integração ao Serviço Público para os Servidores técnico-administrativos (Seminário de Integração e Trilhas de aprendizagem inicial dos técnico-administrativos);

II - Programa de Integração ao Serviço Público para os Servidores Docentes Ingressantes (Seminário de Integração e Programa de Atualização Pedagógica- PAP);

III - Programa de Incentivo à Capacitação em Línguas Estrangeiras;

IV - Programa de Formação de Gestores;

V - Programa de Qualificação Institucional – PQI.

 

As ações do PCQ são fundamentadas e definidas levando em consideração, além das análises das respostas do instrumento do LNC e das demandas dos programas específicos, os seguintes documentos: Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI; Plano de Gestão da UFRN; Competências institucionais; resultados de avaliações institucionais; resultados de avaliações de desempenho dos servidores; resultados de acompanhamentos de estágio probatório e organizacionais; resultados de auditorias internas e externas; relatórios de órgãos de controle; legislações externas e internas que determinem e/ou demandem ações de capacitação ou qualificação; política de qualidade de vida da UFRN; resultados de pesquisas de clima organizacional e resultados de grupos focais específicos.

A certificação no Programa de Integração ao Serviço Público é um dos documentos obrigatórios para homologação do estágio probatório do servidor ingressante, devendo ser concluído pelo servidor no primeiro ano de seu exercício na UFRN.

Legislação (link)

O servidor pode encontrar mais informações sobre o Programa de Capacitação no seguinte link:

Resolução nº 025/2017-CONSAD, de 29 de junho de 2017

O Programa de Integração ao Serviço Público para os servidores técnico-administrativos visa o acesso a informações institucionais; a socialização dos servidores; o planejamento da carreira e o desenvolvimento de competências básicas e iniciais. É organizado pela Divisão de Capacitação e Educação Profissional (DCEP). 

O programa é composto por duas frentes de atuação:

I - Seminário de Integração - É uma atividade de capacitação que tem o objetivo de possibilitar ao servidor a sua socialização e integração no serviço público, contemplando atividades informativas, reflexivas e de planejamento essenciais para seu ingresso na UFRN

II - Trilhas de Capacitação Básica - As Trilhas são um conjunto de cursos de capacitação que possibilitam, por intermédio de caminhos flexíveis, a promoção do desenvolvimento de competências voltadas para o início da carreira do servidor ingressante na UFRN. Para concluir as trilhas de aprendizagem inicial o técnico-administrativo ingressante terá que contabilizar uma carga horária de no mínimo 90h, sendo 50h na modalidade a distância e 40h presenciais dentre as atividades constantes nas trilhas ofertadas pela DCEP.

Após concluir o Programa, preencha o requerimento abaixo e encaminhe-no pelo e-mail da DCEP (capacitacao@reitoria.ufrn.br).


A PROGESP, em parceria com o Instituto Ágora, oferece aos servidores da UFRN bolsas de estudo em línguas estrangeiras. É um processo seletivo que ocorre duas vezes ao ano (antes do início de cada período letivo da UFRN), com critérios previstos em edital. As inscrições são realizadas via SIGRH.

Os cursos de línguas estrangeiras do Instituto Ágora além de serem considerados atividades de capacitação (podem ser utilizados na progressão por capacitação e não necessitam de compensação de jornada de trabalho), contribuem com o processo de internacionalização da UFRN.

Para saber mais sobre essa oportunidade de aprendizado acesse os últimos editais ou entre em contato com a Divisão de Capacitação e Educação Profissional - DCEP.

Com o intuito de aperfeiçoar a gestão universitária, são ofertadas atividades de capacitação que buscam desenvolver competências necessárias ao exercício da gestão da UFRN. As etapas do programa são:

I – Curso Inicial para Gestores da UFRN (CIG) - Formação inicial através da construção de conhecimentos institucionais básicos e fundamentais para o exercício da gestão.

II – Trilhas de Aprendizagem para Gestores (TAG) - Cada gestor poderá construir sua trilha de aprendizagem articulando as especificidades e competências necessárias para o exercício da função ou cargo ocupado com os interesses institucionais e o seu desenvolvimento profissional e pessoal.

O programa de formação e desenvolvimento dos gestores leva em consideração o perfil profissional e as inscrições para as atividades de capacitação são feitas diretamente pelo SIGRH.

Programa de Qualificação Institucional-PQI busca estimular o financiamento de cursos de pós-graduação para os técnico-administrativos e os docentes da instituição, garantindo assim que um percentual de servidores qualifique-se, sobretudo, nas áreas de formação alinhadas às áreas estratégicas da UFRN.

As demandas específicas são aquelas atividades que não foram contempladas no instrumento LNC e o gestor de um determinado setor identificou como uma capacitação necessária a ser desenvolvida. Ao identificar uma demanda específica, o gestor encaminha-nos uma solicitação de realização de uma ação de capacitação específica para o seu setor, contendo o detalhamento da proposta de ação e uma justificativa para sua realização. O envio da proposta é feito pelo e-mail capacitacao@reitoria.ufrn.br.

Na análise da solicitação, são tomados como parâmetro a viabilidade orçamentária, a aplicabilidade, no setor/unidade, dos conhecimentos e/ou habilidades a serem desenvolvidos pelos servidores; a relação entre a atividade e o ambiente organizacional e a contribuição para o desenvolvimento de competências estratégicas para a instituição.


Caso queira desenvolver uma atividade de demanda específica para o seu local de trabalho, utilize o nosso modelo de proposta e envie-nos sua ideia.


O PAP é uma ação da Pró-Reitoria de Graduação – PROGRAD, desenvolvida com apoio da Pró-Reitora de Gestão de Pessoas– PROGESP, destinada a formação continuada com vistas ao desenvolvimento e melhoria da qualidade do ensino de graduação na UFRN. Para isso, o PAP consiste na oferta de (mini)cursos, seminários, palestras e oficinas para professores e também para servidores de ensino superior que desenvolvem assessoria pedagógica nos cursos de graduação.

O Programa de Integração ao Serviço Público para os servidores docentes ingressantes visa o acesso a informações institucionais; a socialização dos servidores; o planejamento da carreira e o desenvolvimento de competências básicas e iniciais. É organizado pela Divisão de Capacitação e Educação Profissional (DCEP), em parceria com a Pró-reitoria de Graduação (PROGRAD).

O Programa de Integração é composto por duas frentes de atuação:

1- Seminário de Integração - É uma atividade de capacitação que tem o objetivo de possibilitar ao servidor a sua socialização e integração no serviço público, contemplando atividades informativas, reflexivas e de planejamento essenciais para seu ingresso na UFRN;

2- Programa de Atualização Pedagógica - É uma ação destinada à formação continuada com vistas ao desenvolvimento e melhoria da qualidade do ensino de graduação na UFRN.