UFRN realiza diálogo em defesa da democracia nesta terça-feira
(19/10/2018)

Os interessados em dialogar sobre o atual cenário e os desafios estabelecidos no processo eleitoral são convidados para o evento “Diálogos em defesa da democracia: o medo que nos une nos separa?”, promovido pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) nesta terça-feira, 23, das 9h30 às 12h, no auditório da Reitoria. Aberta à comunidade em geral, a iniciativa busca contribuir para a educação ética e o diálogo atento e respeitoso, além de sensibilizar os participantes para a necessidade de uma análise crítica das propostas dos candidatos à Presidência da República.

A roda de diálogo será mediada pelo professor do Departamento de Propedêutica e Processo da UFRN, Fábio Wellington Ataíde Alves, e pela professora do Departamento de Fundamentos e Políticas na Educação, Maria da Conceição Xavier de Almeida. Os facilitadores iniciarão as falas e, em seguida, abrirão o espaço para participação do público. O evento é realizado pelo do Comitê de Ética da UFRN, por meio do programa Educar com Ética, e conta com parceria da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progesp).

De acordo com a presidente da Comissão de Ética, Karla Patrícia Cardoso Amorim, as reflexões são imprescindíveis diante do ambiente de polarização, intolerância, raiva, falta de diálogo e medo que se estabeleceu no momento mais significativo do exercício da cidadania, as eleições para a Presidência da República e para o Congresso Nacional do Brasil. “Somos diferentes, entretanto, não devemos ser tratados de forma desigual. Este evento propicia um espaço de fala e escuta, buscando-se compreender o medo e outros sentimentos que unem e separam os brasileiros”, explica.

Espera-se que o debate contribua para a defesa da democracia brasileira, provoque a autoanálise e autocrítica, assim como motive os participantes a multiplicar a criação espaços de diálogo sobre outras temáticas.

As inscrições já estão disponíveis no SIGAA Extensão > Visualizar Cursos ou eventos.