Notícias
PROGESP ENCERRA MÊS DO SERVIDOR COM FEIRA DA GRATIDÃO
(30/10/2017)

Uma feira sem qualquer moeda de troca, onde o que vale é a vontade de doar. Essa novidade chega a Natal por meio da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), que promove nesta terça-feira, 31, a Feira Grátis da Gratidão. Com o lema “Leve o que quiser, ou nada, pegue o que quiser, ou nada”, o evento é inspirado nas populares grafiterias argentinas, feiras de doações que se espalharam pelo mundo com a proposta dos participantes doarem o que lhes sobra, sem necessariamente levar algo no lugar.
 
A Feira Grátis da Gratidão acontece a partir das 14h30, na praça de integração ao lado da Reitoria, no Campus Central da UFRN, com o objetivo de sensibilizar sobre o consumismo desenfreado e a utilidade para outros do que não serve mais para nós. A proposta é que os participantes levem qualquer bem que possam doar – seja material ou não. “Pode ser um itens que não usem mais, um bolo delicioso que saibam fazer, ou simplesmente um abraço a oferecer, uma música para tocar, uma poesia para recitar. A escolha é livre, com a única regra de oferecer gratuitamente ao próximo”, explica a pró-reitora de Gestão de Pessoas, Mirian Dantas.

A iniciativa está inserida no encerramento das comemorações do Mês do Servidor 2017 da UFRN, promovido no decorrer de outubro com atividades voltadas à construção da cultura de paz. O momento conta ainda com atividades culturais, homenagens aos servidores aposentados e a inauguração da praça de integração, que levará o nome “Servidor José Wilson de Souza”, em homenagem ao motorista da Instituição assassinado em abril deste ano durante compromisso de trabalho.

O pedido de paz da comunidade universitária será representado pelos tsurus, um tipo de origami japonês que representa saúde, boa sorte, felicidade, longevidade e fortuna.
A lenda japonesa diz que se alguém fizer mil tsurus, com o pensamento voltado a um desejo, ele se realizará. Os origamis foram produzidos durante todo o mês de outubro com foco na paz, e serão postos em destaque na ornamentação da praça.

O bem-estar na Universidade é o grande objetivo do conjunto de iniciativas do Mês do Servidor, cujo tema “Cultura de Paz na UFRN” foi escolhido pela comissão organizadora com base nas políticas, valores, planos e desafios da Instituição para a promoção da cultura de paz nas relações humanas. “Queremos inspirar as pessoas a pensar como estão se relacionando consigo mesma e com o meio. Respeitam o próximo? Constroem ambientes com dignidade e aceitação? A partir desses e outros questionamentos, pretendemos solidificar relações não violentas dentro e fora da  Instituição”, destacou Mirian Dantas.

Informações: (84) 3215-3271 / 3293 | progesp@reitoria.ufrn.br
PROGESP - Pró-reitoria de Gestão de Pessoas © Copyright 2012 / 2017 - Todos os direitos reservados
UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte